Plano Nacional de Segurança inicia sem ações na Paraíba
As primeiras ações do Plano Nacional de Segurança, do Ministério da Justiça e Cidadania começam a partir do dia 15 de fevereiro e a capital da Paraíba, João Pessoa, não está entre as escolhidas para a implantação do Plano. O combate à criminalidade terá início pelas capitais dos estados do Rio Grande do Norte (Natal), Sergipe (Aracaju) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre).
A partir do dia 15 (quarta-feira), uma série de ações integradas entre o governo federal e o governo do Rio Grande do Norte começarão a acontecer no combate à criminalidade em Natal.
O foco será na redução de homicídios dolosos, feminicídio e violência contra a mulher, além da modernização do sistema penitenciário e combate à criminalidade organizada transnacional.
“É uma parceria inédita entre o governo federal e os estados. Pela primeira vez, um Plano Nacional de Segurança efetivamente sai do papel”, destaca o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. O ministro e o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, assinaram o Pacto Federativo pela Segurança Pública.
Como uma das principais ações do Plano, está a montagem do Núcleo de Inteligência, que unirá as áreas de inteligência das polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil e as áreas de inteligência penitenciária federal e estadual.
Um mapa atualizado em tempo real marcará as áreas de incidência de crimes e outras informações, possibilitando a realização de operações específicas no combate à criminalidade.