Marcha da Maconha’ reúne manifestantes no Centro de João Pessoa
Foi realizada na tarde deste sábado (22), no Parque Sólon de Lucena, no Centro de João Pessoa, a sétima edição da Marcha da Maconha. O ato iniciou na Lagoa e percorreu as ruas até chegar à Praça Antenor Navarro, no Centro Histórico da cidade. A manifestação contou com dezenas de pessoas. Comente no fim da matéria.
Leia mais Notícias no Portal Correio
Para Sérgio Duarte, um dos organizadores do evento, a legalização da maconha é necessária, pois a criminalização faz com que muitas mortes ou prisões desnecessárias ocorram. Porém, para isso, urge a criação de políticas públicas para lidar com essa realidade.
Para ele, o processo de legalização no Uruguai foi mais fácil em função de ser um país bem menor, o que torna mais célere a implantação das políticas públicas. “O Brasil tem um território imenso, então é necessário que as ações de políticas públicas atuem de acordo com diversas realidades, principalmente a dos negros, mulheres e da população LGTB, que sofrem ainda mais com a criminalização em função já de um preconceito histórico”, disse.
Duarte afirmou também que “a abordagem ao negro, à mulher e à população LGBT sempre é mais violenta, quando deveria ser ao contrário, pois há uma dívida histórica da sociedade com esse povo”.