Nessa sexta-feira, 25, e sábado, (26), no Assentamento Santa Catarina, em Monteiro, a oficina A Corda O Sôpro, ministrada pelo baiano Rodrigo Sestrem e também por Marcelo Fonseca, vertentes estas compostas de: confecção de pífanos, iniciação musical e percussão. O evento faz paz das homenagens a mestre Zabé da Loca.
Na ocasião, será realizada também mais uma edição do Som nas Pedras, onde também terá Zabé da Loca como homenageada por Rodrigo Sestrem.
As oficinas serão voltadas para o público infantil, tanto de Monteiro como dos municípios vizinhos, e será realizado no Memorial Zabé da Loca. Qualquer pessoa pode participar, basta procurar Josivane Caiano, articuladora do evento. Mestres da cultura popular também estarão presentes, fazendo um grande movimento em homenagem a mestre Zabé, como é o caso de Zeca de Pio X e seus filhos, além de todos os mestres da comunidade e região.
Já o Som nas Pedras será realizado na Pedra do Índio, na mesma comunidade, também com Rodrigo Sestrem, onde ele será o primeiro a apresentar o pífano no evento – momento mais oportuno não haveria. Rodrigo tem pulsando em suas veias a cultura popular e aproveitou o ensejo para prestar um tributo a quem lhe ensinou o som do pífano. Nada melhor que passar o que aprendeu com ela adiante e perpetuar a tradição com ações em prol da lembrança viva da saudosa Zabé da Loca.
Esse é um evento realizado por voluntários que desejam manter viva a memória de Zabé da Loca e que visam a cultura como uma forma de manter viva a história do Cariri, que carrega consigo a força de um povo que luta e transforma suas realidades duras em motivos para caminhar e transformar o mundo do outro.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Monteiro, através das Secretarias de Educação de Cultura e Turismo, do SEBRAE- Cariri e de empresa privadas, a exemplo do Posto W3, Restaurante Saborear e Monte Viagem.