Pascar e Emater realizam Dia de Campo no Campus Sumé da UFCG(24/Nov/2017)
Mais de 200 pessoas participaram do Dia de Campo, realizado nesta quinta (23) no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sumé. A atividade foi promovida numa parceria do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (Pascar) com a Gestão Unificada, integrada pela Emepa-PB, Interpa-PB e Emater-PB – Regional Serra Branca.
A atividade começou às 8h30min, com abertura no Viveiro de Mudas onde o técnico da Emater Sumé Geneilson Evangelista apresentou as ações presentes e futuras da Emater e o estudante de Agroecologia do CDSA, José Ray, apresentou as técnicas de viveirismo e vermicompostagem. Em seguida os agricultores e agricultoras foram encaminhados às diversas estações de visitação da área experimental.
Na área experimental coordenada pela professora Adriana Meira, os visitantes conheceram as estratégias de cobertura do solo e policultivos e participaram da montagem de composteiras e biofertilizante, apresentadas pelos estudantes do Grupo de Pesquisa de Solos. Os participantes também conheceram o fogão e secador solar apresentados pelos monitores da Professora Glauciane Danusa e puderam observar o processo de desidratação da salsinha.
Finalmente, na estação de zootecnia, sob a coordenação do professor Tiago Araújo, os participantes do dia de campo conheceram a produção de silagem, fenação e mistura múltipla, além da proposta da avicultura caipira e do confinamento de ovinos.
“Os participantes demonstraram grande interesse pelas ações apresentadas e conversaram com os estudantes e técnicos sobre as possibilidades de realização dessas estratégias em suas comunidades, para ampliar as possibilidades de conhecimento por parte dos agricultores que não puderam se fazer presentes”, disse a professora Adriana Vital, coordenadora do PASCAR.
“A parceria entre a UFCG e a Emater contribui com a disseminação de tecnologias sociais desenvolvidas no campus universitário, além de permitir a participação dos estudantes no processo de socialização de saberes”.