Assistir a seleção brasileira no estádio era um sonho para o russo Yuri Torski, 34, que mora em Samara. O que ele não imaginava era que uma simples foto no estádio durante o confronto com o México, na última segunda-feira (2), transformaria sua vida.
Torski aparece segurando a bandeira do Brasil, com apenas o rosto à mostra, num semblante sombrio. A imagem, que viralizou nas redes sociais, transformou-o em um símbolo da torcida verde-amarela, gerou diversos memes e apelidos, e fez com que ele se tornasse uma celebridade na web.
A reportagem conversou brevemente, através do VK (o Facebook russo), com Torski. Ele falou sobre o apelido que ganhou (“Psicopata do Hexa”) e admitiu que a fama instantânea deixou-o incomodado.
“Eu não estou muito feliz com esta situação. O que quero é apenas torcer para o Brasil”, disse Torski.
A aversão à fama se justifica pelo perfil dele. Discreto, o russo conta com apenas 34 amigos no VK e 28 no Facebook.
Torski tem um emprego pouco usual: trabalha em uma fábrica de foguetes, a CSKB Progresso -empresa militar que construiu a espaçonave que levou o primeiro homem ao espaço, o russo Yuri Gagarin, em 1961.
Durante suas férias, Torski pôde aproveitar a passagem dos comandados de Tite por Samara. “Eu sempre tive um sonho de assistir um jogo do Brasil ao vivo. Para os brasileiros o futebol é mais que um jogo”, disse. Comprou ingresso apenas para o jogo entre Brasil x México.
E foi justamente neste jogo que ocorreu a foto que viralizou. Com olhar vidrado e cara fechada, Torski recebeu mais de 500 comentários no VK, quase todos de brasileiros. Foi chamado de “ídolo no Brasil” e recebeu pedidos para acompanhar a seleção nos próximos confrontos -além de memes, é claro.
A simpatia dele pelo Brasil vem de outros tempos. Torski contou ao Correio Braziliense que comprou a bandeira que estava no estádio em uma viagem a Guiana Francesa em fevereiro deste ano. Além do futebol, ele gosta do país como nação. “Torço para o Brasil porque é um país interessante.”
Mesmo dizendo-se avesso à fama, Torski não deixou de tirar onda com os memes. Um deles, uma caricatura da foto famosa, virou foto de seu perfil no VK.
O lado brincalhão, aliás, fica claro por outras imagens que compartilha nas redes sociais, como a de um cachorro e um gato em trajes do Darth Vader, do Star Wars. Os memes dividem ainda espaço com as fotos tiradas em Brasil x México.
Nada menos de 34 imagens do dia em que realizou o sonho de ver um jogo do Brasil no estádio -entre elas a da comemoração de Neymar após o gol, registros do goleiro Ochoa e de um torcedor brasileiro que segurava uma faixa de Lagoinha (SP).
No perfil também consta uma mensagem de agradecimento, em inglês, aos torcedores brasileiros pelas manifestações de carinho.
“Obrigado por tudo! Desculpe não poder responder diretamente a todos vocês, mas são todos incríveis. Eu estou muito feliz por fazer parte do time brasileiro neste torneio. Com certeza torcerei para o Brasil nas próximas fases e espero que ele vença. PS: Perdão pelo meu inglês ruim”.