A campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva, realizada na cidade de Monteiro pela Prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, ultrapassou a meta estabelecida, imunizando um total de 5 mil animais.
O Dia “D” da campanha da vacinação antirrábica para cães e gatos foi realizada no último sábado, 22, mobilizando as equipes da rede de atenção básica na própria sede da Vigilância em Saúde e todas as Unidades Básicas da zona urbana. Na zona rural várias equipes foram coordenadas pelos agentes de saúde das localidades, totalizando 12 pontos de atendimento.
De acordo com a coordenadora, Silvana Silva, a campanha teve o objetivo de garantir a saúde e a proteção dos animais. “A vacina é a única forma que temos de garantir a segurança deles contra a raiva. Nesse sentido, a participação da sociedade é fundamental para que possamos prevenir a patologia nos animais de estimação e, deste modo, evitar a transmissão do vírus aos humanos”, explicou.
Silvana ainda destaca que a manutenção da cobertura vacinal antirrábica vem assegurando que o município esteja livre de transmissão do vírus da raiva em humanos e em cães e gatos, estabelecendo controle efetivo da zoonose.
Raiva animal
A raiva é considerada uma zoonose, ou seja, uma doença que pode ser transmitida dos animais para o homem. A taxa de mortalidade da doença, que atinge apenas mamíferos, é de quase 100%. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental. O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida do animal.
Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma certa agressividade no animal, salivação excessiva e paralisia.