CidadesDestaques

Monteiro tem 100% de animais vacinados em Dia D de campanha

timthumb-4-1-300x218 Monteiro tem 100% de animais vacinados em Dia D de campanha

A campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva, realizada na cidade de Monteiro pela Prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, ultrapassou a meta estabelecida, imunizando um total de 5 mil animais.

O Dia “D” da campanha da vacinação antirrábica para cães e gatos foi realizada no último sábado, 22, mobilizando as equipes da rede de atenção básica na própria sede da Vigilância em Saúde e todas as Unidades Básicas da zona urbana. Na zona rural várias equipes foram coordenadas pelos agentes de saúde das localidades, totalizando 12 pontos de atendimento.

De acordo com a coordenadora, Silvana Silva, a campanha teve o objetivo de garantir a saúde e a proteção dos animais. “A vacina é a única forma que temos de garantir a segurança deles contra a raiva. Nesse sentido, a participação da sociedade é fundamental para que possamos prevenir a patologia nos animais de estimação e, deste modo, evitar a transmissão do vírus aos humanos”, explicou.

Silvana ainda destaca que a manutenção da cobertura vacinal antirrábica vem assegurando que o município esteja livre de transmissão do vírus da raiva em humanos e em cães e gatos, estabelecendo controle efetivo da zoonose.

Raiva animal

A raiva é considerada uma zoonose, ou seja, uma doença que pode ser transmitida dos animais para o homem. A taxa de mortalidade da doença, que atinge apenas mamíferos, é de quase 100%. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental. O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida do animal.

Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma certa agressividade no animal, salivação excessiva e paralisia.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar