Cidades

IFPB Campus Monteiro abre inscrição para o curso de Libras

Libras-300x213 IFPB Campus Monteiro abre inscrição para o curso de Libras

A Coordenação do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidade Especiais – NAPNE do IFPB Campus Monteiro abre inscrições do Curso de Língua Brasileira de Sinais -Libras, Curso Básico, para os profissionais do magistério da rede pública de ensino, servidores de órgãos públicos em geral e de membros da comunidade local, no total de 60 vagas.

O objetivo do curso é melhorar a comunicação com a comunidade surda, principalmente seus próprios alunos. Para isso, deve iniciar no dia 02 de fevereiro de 2016 o curso de Língua Brasileira de Sinas – Libras.

As inscrições para o processo deste Edital será realizada no período de 19 de janeiro a  29 de Janeiro de 2016, por meio de preenchimento de formulário, anexo II, pelo próprio candidato e entregue no  Setor de Protocolo, localizado no Campus Monteiro, no horário das 08:00 as 12:00h e das 14:00 as 21:00 de segunda a quarta-feira e de 08:00 as 12:00h e das 14:00 as 18:00 às quinta e sexta-feira.

O formulário de inscrição deve ser assinado pelo candidato. É obrigatório apresentar cópia e original  do RG  e  C.P.F. Para comprovação da escolaridade do ensino médio completo é obrigatório, no ato da inscrição, anexar uma declaração ou uma cópia do certificado que comprove sua escolaridade e para quem está cursando, anexar declaração da instituição que estuda.

O Núcleo conta com uma equipe formada por Ledor, Cuidadores, Intérprete de Libras, Transcritor de Braille, Pedagogo e Psicopedagogo. Em sua composição também fazem parte Assistentes Sociais, Enfermeiro e equipe Pedagógica para melhor atender às Pessoas com Necessidades Especiais.

O NAPNE é um núcleo consultivo e de assessoramento, vinculado à Direção de Ensino e que articula as diretrizes da política de educação inclusiva. O atendimento do Núcleo é voltado especialmente para os alunos com deficiência; Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD); altas habilidades e superdotação, com objetivo de promover a cultura da educação para a convivência e aceitação da diversidade, além de buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais. Ao ofertar o curso o Núcleo cumpre o papel para o qual foi criado dentro do TEC NEP (Tecnologia de Educação Profissional para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais), que é preparar a instituição para o recebimento desse público, bem como para atender aos pressupostos do Programa.

Segundo Telma Lira de Queiroz aluna do quinto período do curso de Pedagogia “O Curso de Libras é muito importante por varias razões. Dependendo do universo no qual a pessoa esteja inserida ele se torna primordial para poder dinamizar e facilitar várias situações vivenciadas e que sem o conhecimento do curso se tornaria muito mais complexo. Na minha opinião este curso deveria ser obrigatório nos curriculum das escolas  como disciplina para diminuir  as dificuldades que todos os dias as Pessoas com Deficiências atravessam. Eu mesma farei este curso para poder interagir e minimizar estas diferenças na sociedade e na realidade que me encontro”.

Libras foi reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil através da Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 e é regulamentada pelo Decreto nº 5.626/2005. Este Decreto reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

OPIPOCO

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar