ALPB vira “rinha de galo” e deputados partem para agressão; presidente diz que Casa foi violentada e faz críticas
A sessão da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (26) foi quente. Deputados de oposição e base do governo trocaram farpas e o presidente da Casa, Adriano Galdino disse que o local não era lugar para rinha de galo, pediu respeito e que os parlamentares fossem para a Casa para trabalharem pelo povo.
Segundo informações os deputados Tovar Correia Lima (PSDB) e Ricardo Barbosa (PSB) trocaram farpas durante suas falas na tribuna da Casa. No entanto, o deputado Ricardo Barbosa foi além de críticas e baixou o nível das discussões acusando Tovar de ser delinquente, marginal e preso pela Polícia Federal, lembrando um fato ocorrido durante as eleições de 2014, quando o Tucano foi acusado de portar dinheiro que seria utilizado para compra de votos.
A discussão começou por causa do requerimento aprovado ontem, quarta-feira (25), da PEC que pede implantação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rendeu troca de farpas e gritos.
Ricardo Barbosa defende a aprovação da instalação do TCM. “É despreparo dessa oposição. Absolutamente despreparada. Deveriam nivelar no bom debate, não conhecem projetos, não conhecem o regimento. Levam rasteira porque não conhecem o regimento”, disse.
Já o deputado tucano rebateu as declarações de Ricardo. “Não aceito e não admito chamar toda a oposição de incompetente. Não cochilamos porque estamos vigilantes. Chamei o presidente se iríamos votar o TCM, e ele disse que não seria votado, mas foi votado ontem. Vamos entrar hoje a tarde mandato de segurança justamente em relação a sessão que Ricardo presidiu. A culpa do erro será atribuída a Ricardo”, afirmou.
Diante do exposto, Tovar partiu pra agressão contra Barbosa e este também partiu para o ataque. Colegas ao sentirem o clima esquentar foram apartar os deputados e evitar o confronto com violência.
Galdino reclamou e criticou Barbosa que não estava satisfeito com o sermão. Assim o presidente da Casa resolveu terminar a sessão depois da reclamação.
“Eu quero dizer que repudio sua agressão ao deputado Tovar. Essa não é a maneira de deputado se comportar nesta Casa. Me perdoe a franqueza. Você tem o direito de usar a Tribuna, fazer seu discurso, questionar quem quer que seja. Todos nós temos esse direito, mas tratar qualquer um de nós com palavras de baixo nível, isso não é papel de deputado. Me perdoe, mas é essa minha posição e espero que fatos dessa natureza não ocorram mais. Quero que cada um se respeite. Isso ocorrido não podemos aceitar, que um deputado trate outro com palavras pejorativas e acusações das mais diversas, isso é muito ruim. Você é um homem de bem deputado, mas hoje essa Casa foi violentada, nesse aspecto, quando um deputado agride outro da maneira que você agrediu é ruim para a Assembleia. Encerro a sessão e espero que na terça, os deputados venham cumprir o seu papel de parlamentares. A Paraíba não quer ver a Assembleia como uma rinha de galo de briga e sim deputados que proponham e busquem uma Paraíba melhor para todos”, finalizou Galdino
Vanessa de Melo com informações de Henrique Lima
PB Agora