Um moradora de Monteiro denunciou a falta de insulina lantus na 5ª Gerencia de Saúde do Estado sediada em Monteiro. O medicamento, de aplicação subcutânea e de longa duração, auxilia diabéticos que não conseguem produzir este tipo de hormônio pelo pâncreas.
De acordo com informações, um monteirense há três meses tenta conseguir o medicamento na 5ª Regional de Saúde do município, mas todas as vezes que vai ate o órgão dizem que estar em falta e vai chegar em breve, nesse jogo de empurra já faz três meses.
“Segue pelo terceiro mês seguido a tentativa frustrada de tirar o medicamento. A insulina custa mais de R$ 115,00. Eu uso três canetas”, desabafou .
Enquanto isso, os pacientes são obrigados a interromper ou modificar o tratamento custeado integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O desabastecimento na rede pública de saúde coloca em risco os diabéticos.
A denúncia foi realizada na rádio Monteiro Fm na manha desta sexta-feita(11).
5ª Gerencia de Saúde em Monteiro informou nesse sábado (12)
A gerente da 5ª Regional de Saúde da cidade de Monteiro,Ravena Farias, entrou em contato com nossa redação e nos informou que as insulinas lantus já chegou na secretaria, e que seriam distribuídas as pessoas que já são cadastradas no programa.
Segundo Ravena Farias, algumas pessoas querem pegar o medicamento “insulinas lantus” sem ter nenhum cadastro na 5ª Gerencia de Saúde do município, a gerente indica a essas pessoas que façam seus cadastro para poder ter acesso ao medicamento.
O PIPOCO