Keila Costa faz boas marcas no Iberi-Americano, mas fica na bronca com a competição
A pernambucana Keila Costa obteve as suas melhores marcas da temporada durante o Campeonato Ibero-Americano, evento-teste para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que acontece até esta segunda-feira (16), no Engenhão, na capital carioca. No sábado (14), ela fez o salto mais expressivo na decisão da distância em 6,43m. Ontem, na final do triplo, Keila conseguiu 14,01m. A pernambucana está qualificada para a Olimpíada nas duas provas e aguarda apenas a convocação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para celebrar a quarta participação nos Jogos.
Com a marca obtida no salto em distância, Keila garantiu o segundo melhor resultado da prova. No triplo, ela fez o salto mais expressivo do dia. A pernambucana, entretanto, não pôde subir ao pódio. É que, como já tem os índices olímpicos, Keila competiu apenas como convidada, para dar chance a outras atletas brasileiras que estão próximas de obter a qualificação olímpica. A saltadora, porém, ficou na bronca.
“Evento-teste? Obrigada, Brasil! O povo me apoia, mas a organização… Uma porcaria! Mentiram! Me convocaram para representar o Brasil, eu venci a prova (o salto triplo) e não vou para o pódio. Estragaram toda a minha preparação, fizeram-me cancelar provas importantes fora do Brasil, com falsas promessas. Estou decepcionada”, desabafou a atleta por meio da rede social Instagram.
Apesar de também ter o índice olímpico, Erica Sena ficou com o ouro nos 10km da marcha, com 43min41s30, porque não há outras atletas no País com possibilidades reais de irem aos Jogos. A outra marchadora classificada é a também pernambucana Cisiane Dutra.
Como não tem o índice de 77m no lançamento do martelo, Wagner Domingos venceu a sua especialidade e levou o ouro. A marca de 72,18m, no entanto, não foi animadora. No fim de semana anterior, Wagner conseguiu 75,60m na Croácia.
A outra pernambucana que esteve nas disputas do evento-teste foi a velocista Alessandra Santos, mas ela ficou fora do pódio ao encerrar os 400m com barreiras em quarto.