A chama olímpica dos Jogos do Rio de Janeiro dormiu naquinta-feira em Campina Grande, no primeiro dia do revezamento da tocha pela Paraíba. O evento na cidade paraibana, inclusive, antecipou o Maior São João do Mundo, tradicional festa junina da cidade que tem um mês de duração e que vai ser oficialmente aberta hoje. Ao longo de todo o percurso, muito forró embalou os condutores da tocha e a multidão que foi às ruas ver de perto o fogo olímpico.
Também foi um grande dia para os jovens sanfoneiros do Cariri paraibano, que foram convidados a recepcionarem a tocha olímpica na cidade de Campina Grande na praça dos três pandeiros. Os Jovens sanfoneiros que participam das aulas de sanfona na UEPB ( Núcleo de Arte e Cultura Zabé da Loca) e na Escola José Leite de Souza com o professor Claudinho e jovens da cidade de Camalaú, que têm como professor Ezequiel Sóstenes foram convidados e tocaram no evento da passagem da tocha olímpica pela cidade de Campina Grande…
Um momento de muita alegria e entusiasmo a todo esses jovens talentos que dedicam-se no aprendizado desse instrumento tão familiar e presente na vida do povo sertanejo.
Os sanfoneiros são de várias cidades do Cariri, entre elas: Monteiro, Camalau, Prata, Coxixola e Sumé.
O PIPOCO com informações do Núcleo de Arte e Cultura Zabé da Loca
Foto: Asley Ravel