São Paulo pressiona, mas é eliminado pelo Juventude na Copa do Brasil
Contra o modesto Juventude, que disputa a Série C do Brasileiro, o São Paulo sucumbiu pela terceira vez na fase mata-mata de um campeonato na atual temporada e viu a possibilidade de um retorno para a Libertadores em 2017 ficar mais distante.
A equipe, que neste ano já havia ficado pelo caminho no Paulista (nas quartas de final) e na Libertadores (na semifinal), venceu o clube gaúcho por 1 a 0, nesta quinta-feira (22), em Caxias do Sul.
O resultado, porém, não servia para o time avançar às quartas de final daCopa do Brasil, já que no Morumbi o time foi derrotado por 2 a 1 e, nesta fase, o número de gols marcados no estádio adversário é critério de desempate.
Desclassificado do mata-mata que dá vaga para a Libertadores ao campeão, a equipe depende de uma arrancada no Brasileiro para chegar ao torneio continental. Hoje o clube paulista aparece na 12ª colocação do Nacional –apenas os quatro primeiros se classificam.
Desde 2006, quando o Brasileiro passou a ter 20 equipes, só o Cruzeiro, em 2009, conseguiu tal feito.
Há sete anos, na mesma rodada, o clube mineiro estava na 13ª posição, quando conseguiu uma sequência de oito vitórias, três empates e uma derrota, conquistando 75% dos pontos e ficando com vaga no G4.
Com o foco todo no Brasileiro, o São Paulo depende de um desempenho semelhante para salvar a temporada.
Contra o Juventude, o São Paulo, que diferentemente do seu rival nunca conquistou o título da Copa do Brasil, se mostrou desorganizado taticamente e com pouco poder de ameaçar o gol adversário.
Apesar de precisar correr atrás do resultado, o time tricolor viu um Juventude melhor e que chegou a acertar a trave logo nos primeiros minutos da partida.
A primeira chance de gol são-paulino aconteceu apenas aos 26 min, em bola parada. Cueva cobrou falta e o goleiro Elias fez boa defesa.
Quando a partida se encaminhava para um empate sem gols, o zagueiro Rodrigo Caio, de cabeça e em posição irregular, abriu o placar aos 23 min do segundo tempo.
Com a vantagem, o São Paulo foi para o tudo ou nada e pressionou, mas não conseguiu o gol da classificação.
Nos acréscimos, a equipe ainda reclamou de pênalti – Bruninho, do Juventude, teria colocado a mão na bola dentro da área.
A eliminação são-paulina evita um feito inédito ao futebol paulista, de terquatro equipes do Estado nas quartas de final –Santos, Palmeiras e Corinthians conseguiram a classificação.
O São Paulo volta a campo no domingo (25), contra o Vitória, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro.