O mês de dezembro é um período de grandes vendas para o comércio e de muitas tentações para os consumidores. Muitas lojas e sites virtuais para atrair a atenção de quem pretende comprar estão com as vitrines repletas de sugestões e promoções.
Os Órgãos de Proteção e Defesa do Consumidor buscam deixar os consumidores bem atentos nestas épocas sazionais e o Procon de Sumé está dando algumas orientações para que as pessoas não caiam em armadilhas ou que possam se arrepender depois.
“Para quem compra pela internet, a primeira regra é se informar se o site é confiável para que as pessoas não caiam num golpe. Nesta época do ano, aparecem muitas ofertas tentadoras bem abaixo do preço de mercado, quando na verdade, o site é uma fraude e o produto não existe”, orienta o coordenador do Procon de Sumé, Cristóvão Júnior.
Outra orientação dada pelo Procon é sempre comprar com antecedência. Nesse período os sites recebem grande volume de pedidos e pode acontecer da compra não chegar no prazo estimado e a pessoa ficar sem entregar o presente na data ou o produto não ter mais no estoque.
As compras realizadas pela internet tem um prazo de sete dias para cancelamento, além disso, caso prossiga com a compra, depois que o produto chega, o consumidor tem um prazo de sete dias para arrependimento, mesmo se o produto não tiver nenhum defeito, o consumidor pode desistir da compra e ter o dinheiro ressarcido, incluindo o valor do frete pago.
Cristóvão Júnior lembra ainda às pessoas que gostam de presentear com roupas, que as lojas não são obrigadas a trocar produtos sem defeito apenas porque a peça não serviu para a pessoa. Ele diz que, nesses casos, no ato da compra, é importante informar ao gerente da loja que se trata de um presente e perguntar se o produto não servir, pode ser trocado.
“Havendo esse acordo no ato da compra não há problema em trocar o produto, mas caso o consumidor não avise com antecedência, o estabelecimento pode não aceitar a troca”, informou Cristóvão.
Cristóvão orienta os consumidores que caírem em golpes de compras pela internet, que procurem o Procon o quanto antes para que o problema possa ser solucionado.
Com Ascom