Mundo

Vancouver registra nove mortes em uma noite por overdose de fentanil

fentanyl-310x245-300x237 Vancouver registra nove mortes em uma noite por overdose de fentanil

A Pollícia da cidade de Vancouver, no Canadá, informou na sexta-feira (16) que nove pessoas morreram na noite de quinta por overdose de fentanil, um poderoso opioide usado como anestésico, mas que se transformou em uma mortal droga ilegal.

O chefe de polícia de Vancouver, Adam Palmer, também afirmou durante uma entrevista coletiva que, só em novembro, 35 pessoas morreram na cidade em consequência de overdose de fentanil, e que a população enfrenta uma emergência sem precedentes.

“Precisamos de uma estratégia de longo prazo para ajudar às pessoas em crise”, declarou Palmer, que falou aos veículos de comunicação ao lado do prefeito de Vancouver, Gregor Robertson, e outras autoridades.

Robertson destacou que os serviços médicos da cidade estimam que milhares de pessoas consomem fentanil a cada dia em Vancouver.

“Cerca de 1.300 pessoas estão jogando roleta russa com fentanil a cada dia”, lamentou o prefeito, que acrescentou que os consumidores de drogas ilegais têm que esperar uma média de nove dias para ter acesso a um tratamento.

“É um momento de desespero em Vancouver”, salientou Robertson.

As estatísticas da província de Colúmbia Britânica, onde se encontra Vancouver, indicam que a cada dia duas pessoas morrem por overdose e 62% dessas mortes está vinculada com fentanil.

O fentanil é um opioide sintético que é 100 vezes mais potente que a heroína e que, em muitos casos, é consumido sem que o usuário saiba que está tomando.

As autoridades canadenses declararam que o fentanil está sendo vendido nas ruas das principais cidades do país como oxicodona, outro opioide que tem efeitos similares à heroína ou morfina.

Os traficantes também estão utilizando fentanil para misturá-lo com outras drogas, sem o conhecimento do consumidor.

Em agosto de 2015, as autoridades de Vancouver enfrentaram uma onda de 16 overdoses em um só dia como consequência do consumo de “heroína rosa”, a heroína misturada com fentanil.

Nesta semana, a prefeitura de Vancouver aprovou um aumento dos impostos de propriedade de 0,5% para fazer frente à crise de overdose de fentanil que assolada a cidade.

O Ministério da Saúde de Colúmbia Britânica afirmou este mês que gastou US$ 32 milhões em medidas para responder à crise de consumo de fentanil.

G1

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar