Cidades

CG terá primeiro centro especializado no Brasil para crianças com microcefalia

17199336280003622710000-300x225 CG terá primeiro centro especializado no Brasil para crianças com microcefalia

O governo federal divulgou que Campina Grande será a primeira cidade do Brasil a receber um centro especializado para atendimento de crianças com microcefalia. Batizadas de Centros-Dia, as unidades também vão ajudar no tratamento de jovens e adultos com deficiência, além de prestar apoio a suas famílias.

“É uma rede integrada que está sendo montada. Essas crianças não podem ficar abandonadas, sem o atendimento especializado. Por isso, a necessidade de criar unidades mais sofisticadas dos Centros-Dia”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra.

O assunto foi discutido em Brasília, em reunião do Comitê Gestor do Programa Criança Feliz, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). Na reunião, foram apresentadas diferentes ações que irão compor o atendimento das crianças. O Centro-Dia contará com fisioterapeutas, psicólogos, neurologistas e ortopedistas, entre outras especialidades, além de atividades voltadas à inclusão das crianças com microcefalia.

Criança Feliz

O Programa Criança Feliz é voltado ao acompanhamento de crianças de 0 a 3 anos do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), incluindo as vítimas de microcefalia por zika vírus. As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares periódicas para estimular o desenvolvimento infantil. “O visitador da primeira infância vai ter uma capacitação especial para acompanhar essas crianças com necessidades especiais em casa também”, garantiu Terra.

O MDSA realizará no início deste ano a Primeira Oficina de Alinhamento do Programa Criança Feliz. O encontro, em Brasília, reunirá integrantes do Comitê Gestor dos 26 estados e do Distrito Federal e representantes das gestões estaduais. O objetivo é apresentar o papel de cada área do programa – saúde, educação, justiça, cultura e assistência social – e as primeiras ações de operacionalização do Criança Feliz.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar