Paraíba

Temer inaugura estação de bombeamento do Eixo Leste e promete entregar Eixo Norte este ano

eixo_lesle-1-300x200 Temer inaugura estação de bombeamento do Eixo Leste e promete entregar Eixo Norte este ano

O presidente Michel Temer afirmou, nesta segunda-feira (30), durante inauguração da terceira estação de bombeamento (EBV-3) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Floresta/PE, Sertão pernambucano, que o Eixo Norte do Projeto que levará água do São Francisco para o Sertão paraibano, será inaugurado ainda em 2017.

A EBV-3 vai permitir que a água do canal avance por mais 60,9 quilômetros para a Paraíba e Pernambuco.

Com investimentos de R$ 87 milhões da União, a EBV-3 receberá a água vinda do reservatório Mandantes e elevará a uma altura de 63,5 metros, permitindo o escoamento por gravidade até a quarta estação elevatória (EBV-4), em Custódia (PE). Neste percurso, passará por três reservatórios pernambucanos – Salgueiro, Muquém e Cacimba Nova – e pelo aqueduto Jacaré, completando 97 quilômetros dos 217 que formam o Eixo Leste.

Com a chegada da água do Pisf ao reservatório Muquém, o açude Barra do Juá, em Floresta, poderá ser abastecido, beneficiando cerca de 30 mil pessoas. Ainda no primeiro trimestre de 2017, as águas do rio deverão chegar às populações das cidades paraibanas de Monteiro e Campina Grande.
“Em brevíssimo tempo, nós poderemos voltar aqui, voltar aqui nessa região e verificar que o fruto da transposição, o desenvolvimento se deu por muito maior velocidade neste estado de Pernambuco e outros estados nordestinos”, ressaltou Temer.

A solenidade uniu, na cidade de Floresta, as maiores lideranças política da Paraíba, entre eles, o governador Ricardo Coutinho (PSB);   o senador José Maranhão (PMDB), e Cássio Cunha Lima (PSDB).

O senador Raimundo Lira (PMDB) justificou a ausência na solenidade devido a uma reunião da bancada do PMDB hoje à tarde. “Eu iria na comitiva e retornaria com o presidente a Brasília. Fiquei sabendo que o presidente iria de Floresta direto para São Paulo e isso impossibilitaria que estivesse na reunião do partido”.

Michel Temer após a solenidade de inauguração retornou para São Paulo e a comitiva presidencial ficou sob a coordenação do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho que faz inspeção aos açudes de Poções e de  Camalaú, no município de Monteiro. Em seguida,  se reúne com políticos e empresários em Campina Grande.

Segundo previsão do Governo Federal, as águas do Rio São Francisco chegarão ao município de Monteiro no início do mês de março e, em aproximadamente 30 dias, vão abastecer o açude de Boqueirão, que atende a Campina Grande e outras cidades paraibanas.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar