O município de São João do Tigre concluiu o projeto de construção de cisternas em parceria com o Cisco e Ministério do Desenvolvimento Social do Governo Federal. Ao todo foram construídas na zona rural da cidade 276 cisternas, beneficiando 28 comunidades.
O investimento do projeto encabeçado pelo município foi de mais de 1 milhão e meio de reais (R$ 1.545.000) e o impacto social incalculável para as famílias atendidas.
Para o prefeito Célio Barbosa, o investimento no homem do campo, especialmente em meio a uma grave crise hídrica como a que se está vivenciando, foi e será sempre uma prioridade até o fim de seu governo.
O secretário de agricultura, José Tadeu, relatou ainda que após a conclusão deste projeto um novo já está aprovado e São João do Tigre será contemplado com o programa Água Doce. Através deste, o município receberá 4 “cisternas calçadão”, que engloba dessalizadores e caixas de água de 50 mil litros, destinada a produção agrícola.
Cisterna calçadão
Capta a água de chuva por meio de um calçadão de cimento de 200 m², construído sobre o solo. Com essa área do calçadão, 300 mm de chuva são suficientes para encher a cisterna, que tem capacidade para 52 mil litros.
De Olho no Cariri