DestaquesParaíba

Chegada da água do São Francisco a Boqueirão é antecipada e será na quarta, diz senador

17454236280003622710000-300x225 Chegada da água do São Francisco a Boqueirão é antecipada e será na quarta, diz senador

O ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, confirmou ao Senador Raimundo Lira (PMDB-PB), na manhã deste sábado (8), que a água da Transposição do São Francisco vai chegar nesta quarta-feira (12) ao açude de Boqueirão, que abastece Campina Grande e outras 18 cidades. No cronograma anterior, a chegada da água era prevista para o dia 25 de abril.

Segundo Lira, na quarta, o Ministro Hélder Barbalho e uma comitiva de parlamentares paraibanos, dentre eles o senador Raimundo Lira, estarão em Campina Grande, de onde seguirão para Boqueirão para acompanhar a chegada da água ao açude. Atualmente, o açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, tem cerca de 3% da capacidade e precisa urgentemente da água da transposição para se recompor.

O governo do Estado informou neste sábado (8) que o açude passa por obras para receber a água da transposição. “A Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Seirhmact) está monitorando o percurso das águas, que já estão no município de Caraúbas. O governador Ricardo Coutinho se reunirá, em grande festa, às lideranças e à população da região para abraçar a chegada das águas”, disse a nota do Estado.

As águas da transposição do Rio São Francisco chegaram à Paraíba no início de março e agora seguem pelo Rio Paraíba passando pela Barragem Camalaú até chegar a Boqueirão, um trajeto de aproximadamente 130 km. Com a chegada das águas à Barragem de Boqueirão, as águas do Velho Chico já beneficiarão cerca de 716 mil habitantes, em um total de 19 municípios, destacando-se a segunda maior cidade da Paraíba, Campina Grande, que assim terá resolvida a sua crise hídrica.

Os demais municípios são: Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, Seridó, Cabaceiras.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar