DestaquesDiversas

OLHO VIVO – Por Simorion Matos

simorion_nova. OLHO VIVO - Por Simorion Matos

Os comunicadores Klebson Wanderley e Júnior Queiroz, dos portais De Olho no Cariri e Paraíba Mix, coordenam a entrega do Troféu Melhores do Cariri, que escolheu os gestores com melhor atuação no Cariri neste ano de 2017, cuja seleção se deu a partir de questionários aplicados junto a profissionais da comunicação que atuam na região e que cobrem o dia-a-dia do Cariri.

A prefeita de Monteiro, Anna Lorena foi escolhida como Destaque na Saúde. O Troféu Melhores do Cariri edição 2017 será entregue também a Éden Duarte (Sumé) – Gestão Excelência, Vicente Fialho – Souzinha (Serra Branca) – Destaque na Infraestrutura Urbana, Jurandi Gouveia (Taperoá) – Destaque na Realização de Obras, Ronaldo Queiroz (Gurjão) – Destaque no Fortalecimento do Turismo, Carmelita Ventura (Livramento) – Destaque na Valorização do Funcionalismo, Júnior Nóbrega (Prata) – Prefeito Empreendedor, Jefferson Roberto (São José dos Cordeiros) – Destaque no Desenvolvimento Rural, Givaldo Limeira (Coxixola) – Referência no Equilíbrio Financeiro, Célio Barbosa (São João do Tigre) – Destaque no Esporte e Lazer, Inara Marinho (São Domingos do Cariri) – Destaque na Geração de Renda, José Josemar – Josa (Parari) – Destaque na Ação Social, Adriano Wolff (São Sebastião do Umbuzeiro) – Prefeito Revelação do Ano e André Gomes (Boa Vista) – Melhor Início de Governo.

SAÚDE INFORMATIZADA

O anúncio da escolha de Anna Lorena como Prefeita Destaque na Saúde, aconteceu na semana em que a Prefeitura de Monteiro entregou à população o PEC – Prontuário Eletrônico do Cidadão que se destina a informatização com a obtenção da celeridade na coleta de dados relacionados à saúde do cidadão.

A prefeita informou que o prazo dado pelo Ministério da Saúde para a implantação era 2018, mas ela mobilizou-se junto com a Secretaria de Saúde para que este presente fosse entregue ainda na primeira parte do segundo semestre deste ano.

Com recursos próprios, a prefeitura entregou na tarde da quinta-feira, 03, para todas as unidades básicas de saúde tanto da zona urbana quanto rural um kit de equipamentos contendo 5 notebooks e duas impressoras, e para as equipes de agentes comunitários de saúde, um tablet integrado ao sistema.

Também foram incluídos no sistema e também receberam um tablet, os agentes comunitários de endemias.

SEM PIFE E SEM VIOLA

A cidade de Monteiro foi projetada nacionalmente no cenário da cultura popular por artistas simples e desprovidos de bens materiais. Severino Lourenço da Silva Pinto – Pinto do Monteiro, poeta repentista considerado como o Rei dos Cantadores. E Zabé da Loca, uma pernambucana de Buique radicada em Monteiro, considerada a Rainha do Pife, que durante muitos anos morou numa loca de pedra no Sítio Tungão.

Pinto do Monteiro se foi para a eternidade em 1990 e Zabé da Loca partiu neste final de semana. Pela simplicidade de suas vidas e pela grandeza de suas obras, se transformaram em belos exemplos do quanto é possível transformar a vida e o mundo através da arte.

MEMORIAL AGASSIZ ALMEIDA

A UFPB tornou-se guardiã do “Memorial Agassiz Almeida”, instalado no secular prédio da antiga Faculdade de Direito da Paraíba, na Praça dos Três Poderes, em João Pessoa.

O campinense caririzeiro Agassiz Almeida aos 18 anos foi eleito vereador por Campina Grande. Ele abraçou a campanha “O Petróleo é nosso”, fundou cooperativas, colégios, faculdades e foi descobridor do minério bentonita. Em 1964, o golpe militar cassou o seu mandato de deputado estadual, foi demitido de suas funções de professor da UFPB e de Promotor de Justiça. Exilado, lutou contra as ditaduras do Chile e de Portugal. Em 1986, elegeu-se deputado federal constituinte. Em 1990, deixou a política e construiu uma obra literária.

Parte da sua infância e adolescência ele viveu no Cariri, em Barra de Santana, Boa Vista e Cabaceiras.

PRINCESA ISABEL

Ao participar do programa Agora é a Hora, na Rádio Princesa AM no sábado (5), o prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira (PSB), respondeu a várias críticas que lhe foram feitas pela oposição na semana passada, especialmente pelo vereador Walmir Pereira.

Perguntado pelo comunicador Alberto Ribeiro sobre como analisava as críticas da oposição, o prefeito princesense disse que os adversários estão com “dor de cotovelo” e ainda não absorveram a derrota. Disse o prefeito que o vereador Walmir Pereira, por ter sido secretário de Infraestrutura na gestão do prefeito derrotado, Dominguinhos, foi um dos responsáveis por tudo de ruim que aconteceu em Princesa Isabel durante a gestão passada, principalmente pelo atraso no pagamento do funcionalismo municipal.

O prefeito Ricardo Pereira informou que até o final do primeiro ano de governo, estará implantando calçamento em 40 ruas, algumas inclusive na zona rural.

PENSAMENTO DA SEMANA:

“Sim e Não são as palavras mais fáceis de serem pronunciadas e também as que exigem maior reflexão”

(Charles Maurice de Talleyrand-Périgord)

COISAS & CASOS

O pênis tamanho gigante de Antônio Carga Torta

Antônio Carga Torta, que morava na Rua Andrelino Rafael, em Monteiro, tinha esse apelido porque era corcunda, com protuberância nas costas. Era afamado porque tinha o pênis muito grande. Ereto, o seu “monumento” media 32 centímetros, conferido na régua.

Na Sucursal do CORREIO DA PARAIBA, certa vez recebi uma pauta da editoria para uma reportagem sobre Carga Torta, tido como possuidor do maior pênis do Brasil. O maior jornal do Estado publicava, na época, uma série de reportagens sobre fatos pitorescos e pessoas incomuns da Paraíba.

Agendamos com o bem dotado e foi cumprida a missão. A reportagem foi destaque na Paraíba, com uma foto do sorridente Carga Torta apresentando orgulhosamente a dita cuja, que ele chamava de “MIMOSA”. A editoria do jornal colocou na foto uma tarja cobrindo o volumoso lombo “da bicha”.

Concluída a reportagem, admirado com o tamanho do objeto que só conhecia pela fama, o fotógrafo perguntou:

– Seu Carga, essa “pêia” fica desse tamanho todo dia?

Estufando o peito de orgulho pelo patrimônio que possuía, Carga Torta balançou a peça e respondeu:

– É porque ela hoje não tá beneficiada. Dependendo do agrado, MIMOSA cresce mais uma coisinha.

Contatos com a coluna: [email protected]

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar