Esportes

Flamengo lota Maracanã com sócios em final, mas só premia organizadas por fidelidade

71274533_ext-jxrio-de-janeirorj28082017flamengoxatletco-prfoto-guilherme-p-300x169 Flamengo lota Maracanã com sócios em final, mas só premia organizadas por fidelidade

Do total de 49.090 torcedores do Flamengo que compraram ingresso e estarão presentes no Maracanã na primeira partida da final da Copa do Brasil, quinta-feira, contra o Cruzeiro, apenas 800 membros de organizadas tiveram lote separado para acompanhar o jogo decisivo. O mesmo vai valer para a finalíssima do dia 27 de setembro, em Minas Gerais. É a primeira vez que o clube lota o estádio apenas com sócios, mas a disputa por ingressos gerou algumas reclamações.

O plano de sócio-torcedor corporativo que beneficia as organizadas garante a presença delas em todas as apresentações da equipe. Todos os planos são divididos por prioridade de compra de acordo com o valor pago, e enfrentam fila virtual para ter a entrada. O plano corporativo entra em lote separado do plano Raça, mas por questões matemáticas os bilhetes nunca se esgotam antes. Não é o caso do plano Tradição, que vem na sequência, e sequer teve chance de compra para a final. Os torcedores comuns, nem se fala.

No momento, apenas as organizadas tem uma cota certa comprada por partida. O objetivo do clube era disciplinar a relação com as torcidas, que no passado recente já receberam ingressos como cortesia e eram usadas politicamente. Hoje, para se manter no plano corporativo, 800 membros precisam estar em todos os jogos.

Clube estuda melhorias

O Flamengo estuda melhorias para contornar outra queixa da torcida. De que novos sócios furam a fila com planos mais caros e deixam de fora torcedores fiéis e antigos de planos mais em conta. Com mais de 110 mil sócios no Nação Rubro-Negra, o pretende valorizar os sócios mas não quer que isso impeça a entrada de novos membros. Palmeiras, Corinthians e São Paulo já dão prioridade aos mais fiéis e obtiveram crescimento.

No Flamengo, o plano Tradição foi pensado para ser um programa para quem não usa prioridade de ingresso e mora, preferencialmente, fora do Rio. Se houver a demanda de um ingresso por mês, é mais vantagem ser do plano Raça, pela diferença de valor.

Peixe Urbano mais barato

A vantagem foi maior para quem adquiriu ingresso pelo site de compra coletiva Peixe Urbano. O site possui uma parceria comercial com Flamengo e tem direito a uma cota de ingressos para comercializar. segundo o Flamengo, em um universo de 50 mil ingressos à venda, o Peixe Urbano trabalhou com 200 ingressos.

O clube ainda sofre sem um estádio próprio para democratizar ainda mais o acesso. A ideia é dar prioridade para quem é mais antigo, mais assíduo, mas também atrair novos membros sem congelar o crescimento do programa. O foco é no Maracanã, mas alternativas para construção em outras áreas são estudadas. A Ilha do Urubu é paliativo e, nos jogos recentes, tem dado prejuízo mesmo com capacidade para 20 mil lugares.

O Flamengo afirmou que não pensa em rever a existência do plano Tradição. Segundo o clube, “em função da alta demanda, os ingressos para a final da Copa do Brasil esgotaram-se após a venda para o Plano Raça”.

O clube não respondeu oficialmente sobre o motivo de apenas o plano das organizadas levar em conta a assiduidade para ir a jogos. Através da assessoria, a diretoria disse que “premiar a fidelidade e a assiduidade dos participantes de todos os planos do Nação Rubro-Negra é um objetivo do Flamengo”.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar