Diversas

Fraude! Falso app do WhatsApp alcança mais de 1 milhão de downloads

id299402_1-1 Fraude! Falso app do WhatsApp alcança mais de 1 milhão de downloads

Nem tudo é o que parece ser. Definitivamente, essa frase se aplica a um falso app do WhatsApp, que chegou a ter mais de 1 milhão de downloads na Google Play durante o último final de semana.

O aplicativo tinha o nome “Update WhatsApp” e, ao atingir tal marca, o seu desenvolvedor mudou a nomenclatura para “Dual Whatsweb Update”. Além disso, ele também alterou o ícone para não se parecer mais com o mensageiro. Antes da mudança, a imagem que aparecia na Play Store era idêntica ao WhatsApp original. Assim, ficava fácil de enganar os usuários.

Aplicativo fake do WhatsApp chegou a ter mais de 1 milhão de downloads na loja Google Play / Foto: Reprodução

O Google divulgou que agora removeu o app e suspendeu a conta do desenvolvedor. Este foi um dos mais bem-sucedidos aplicativos falsos na história da Play Store. Confira o comunicado de um porta-voz da gigante das buscas:

“Eu posso confirmar que o aplicativo foi removido do Google Play e a conta do desenvolvedor foi suspensa por violar nossas políticas de programas.”

Mas essa não foi a única vez que um app não procedente faz sucesso entre os usuários. Em julho do ano passado, versões maliciosas do jogo de realidade aumentada Pokémon GO já estavam presentes em milhares de dispositivos. Ainda houve um aplicativo falso da Amazon, que prometeu promoções da Black Friday em novembro de 2016.

Recentemente, o Google tem tentado aumentar a segurança dos apps móveis em sua plataforma, a fim de evitar que mais usuários sejam vítimas de qualquer tipo de infecção ou golpes online. Assim, seria uma forma de competir mais com a App Store, que possui mais verificações de segurança.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar