Portal Correio vence prêmio inédito para a PB no BNB de Jornalismo
O Portal Correio foi o primeiro portal jornalístico da Paraíba a ganhar em uma categoria do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional. A premiação foi criada em 1980 e, até 1999, agraciou apenas trabalhos publicados em mídia impressa. Retomado em 2003, passou a premiar também trabalhos fotográficos publicados em mídia impressa e, ainda, trabalhos eletrônicos de rádio, TV e internet. A matéria vencedora da categoria “Regional II” foi a reportagem ‘Parques eólicos investem nos ‘vendedores de vento’ para aquecer economia na Paraíba’.
A matéria trata sobre a implementação de parques de energia eólica no Seridó Paraibano. O repórter esteve nas cidades de Santa Luzia, Junco do Seridó e São José do Sabugi e conheceu a realidade local e o desenvolvimento levado à região.
Essa edição do concurso recebeu 240 inscrições que concorreram a dez prêmios: Grande Prêmio Nacional, para trabalhos que tratem sobre “O papel das cidades médias para o desenvolvimento regional”; prêmios nacionais por mídia (mídia impressa, TV, rádio, internet); prêmios regionais I, II e III; prêmio extrarregional e prêmio universitário.
Os trabalhos jornalísticos premiados apresentaram o desenvolvimento regional de diferentes perspectivas: econômica, turística, educacional, cultural e ambiental.
“É o reconhecimento de um trabalho feito em equipe. Fico feliz pela premiação e agradeço a todos que de alguma maneira me ajudaram”, disse Rammom Monte.
Esse é o terceiro prêmio conquistado pelo repórter. Em 2017, ele conquistou o concurso Master Pauta Aruba, que selecionou a melhor proposta de cobertura jornalística no destino Aruba. Como prêmio, o jornalista foi até a ilha caribenha para cumprir a pauta sugerida.
Já em maio deste ano, Rammom venceu o 1º Prêmio de Jornalismo Cooperativo da Paraíba na categoria Web, com a matéria ‘O Poder do Couro – Cooperativa reafirma sentimento de pertencimento do Caririzeiro e traz filhos de volta ao lar’, que teve edição de Vinícius Miron e falou sobre a Cooperativa Arteza, que trabalha com produtos artesanais feitos com couro.