Nesta quarta-feira (22), os bancários da Paraíba paralisaram parcialmente em 1 hora o atendimento nas agências do centro de João Pessoa. A iniciativa segue orientação da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf).
A proposta foi apresentada na 8ª rodada de negociação entre a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e o Comando Nacional dos Bancários, nesta terça-feira (21), em São Paulo. As paralisações parciais foram realizadas nesta terça e continuam nas agências da Av. Epitácio Pessoa, nesta quinta-feira (23), dia da retomada das negociações com a Fenaban, em São Paulo.
A categoria pede proposta de reajuste com aumento real de 5% e os banqueiros apresentaram apenas 0,5%, longe da margem pleiteada.
O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcelo Alves, que faz parte do Comando Nacional dos Bancários, disse que a categoria está mobilizada e em alerta para a possibilidade de greve.
“Este ano, nossa campanha foi antecipada para que os bancos pudessem analisar nossa pauta de reivindicações em tempo hábil, de forma a encerrarmos o processo negocial até 31 de agosto, quando expira a vigência de nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Infelizmente, até agora não apresentaram uma proposta decente ou pelo menos discutível. Caso os bancos não apresentem uma proposta global aceitável, bancárias e bancários serão empurrados para a greve”, concluiu Marcelo Alves.