O programa Escola da Terra, do MEC, está ofertando capacitação especial e recursos didáticos a professores de escolas da zona rural. A ação integra o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) e está sendo executada pelas Secretarias Municipais de Educação de várias cidades em parceria com a UFCG.
O curso de formação continuada ocorreu no auditório da Escola Maria Lauricéia Freitas e foi direcionado a educadores de turmas dos anos iniciais do ensino fundamental compostas por estudantes de variadas idades, chamadas multisseriadas. Da cidade de Monteiro participaram os professores que atuam nas comunidades de Cacimba de Cima, Pitombeira, Garapa, Pau Ferro e Barreiros .
“O desafio é trazer para dentro da sala a realidade em que os estudantes vivem. Ainda pequenos eles precisam se perceber como personagens principais da história para valorizar sua cultura e transformar a realidade em que vivem”, explica a secretária de Educação, Anna Lima.
O programa também disponibiliza material didático – entre livros, jogos e recursos para alfabetização e matemática – por intermédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).