Visando preservar a memória e resgatar a história do município, a Prefeitura de Sumé criou o Memorial São Thomé dos Sucurus, localizado na Praça Adolfo Mayer. A inauguração aconteceu no sábado, 08 de dezembro.
O presidente do IHGC, professor Daniel Duarte, destacou a sensibilização da gestão municipal na criação do espaço. Ele ainda agradeceu, em especial, ao povo de Sumé pelas colaborações/doações para a concretização do Memorial.
O prefeito de Sumé, Éden Duarte, disse estar muito feliz em poder inaugurar um espaço tão significativo para a cultura local. Éden lembrou que o Memorial será muito importante para as gerações futuras terem a oportunidade de conhecer o passado e o presente.
“Isso vai tirar um pouco o débito que nós tínhamos com a história do Município de Sumé e servirá como um ponto turístico, uma referência para a nossa cidade”, falou o prefeito.
Éden enalteceu as parcerias das universidades, do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri e principalmente da população que pode colaborar, contribuir em prol dessas ações. “Vamos também buscar financiamentos junto aos parceiros privados. Será uma união de muitas mãos”, enfatizou o prefeito.
Após apresentação da Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima, sob a regência do maestro Diego Bruno, o público presente, personalidades sumeenses e caririzeiras, foi convidado a entrar no local para conhecer as instalações e conferir a exposição de peças e artefatos de pessoas que marcaram a história de Sumé.
O espaço, que servirá de ponto turístico, ficará aberto diariamente para visitação. Antes da inauguração do Memorial, o Instituto Histórico e Geográfico do Cariri comemorou o seu 13° aniversário com solenidade realizada na Creche Anita Garibaldi.
Na ocasião, houve o lançamento de alguns livros de autoria de escritores associados ao Instituto e a entrega de alguns títulos de sócios honorários.
Com Ascom PMS