Mundo

Mais de mil migrantes fogem de centro de detenção no sul do México

caravana-imigrantes-cubanos-585x390 Mais de mil migrantes fogem de centro de detenção no sul do México

Mais de mil migrantes fugiram de um centro de detenção no sul do México na noite de quinta-feira (24), disseram autoridades.

Cerca de metade dos cerca de 1.300 migrantes voltou à unidade de detenção na cidade fronteiriça de Tapachula, no estado de Chiapas, mas ainda não se tem notícia de cerca de 600 deles, informou o Instituto Nacional de Migração em um comunicado.

Migrantes de Cuba, que são maioria dos detidos, estão entre os responsáveis pela fuga, acrescentou o instituto.

O jornal mexicano “Reforma” noticiou que haitianos e centro-americanos também estão entre os que fugiram do local, que estava lotado.

O México devolveu 15 mil migrantes nos últimos 30 dias, segundo autoridades, em meio à pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para conter o fluxo de pessoas que rumam ao norte.

Trump reiterou suas ameaças de fechar parte da fronteira na quarta-feira (24), se o México não detiver o que ele descreveu como uma nova caravana de migrantes que segue para os EUA.

A maioria dos que atravessam o México vêm da Guatemala, Honduras e El Salvador, mas há também uma grande quantidade de cubanos. Mais de mil deles estão em Chiapas, segundo autoridades mexicanas.

G1

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar