Mundo

Furacão Otis toca o solo em Acapulco, no México com ventos de até 270 km/h

WhatsApp-Image-2023-10-25-at-07.08.48-599x400 Furacão Otis toca o solo em Acapulco, no México com ventos de até 270 km/h

Turistas são vistos em praia de Acapulco horas antes da chegada do furacão Otis em 24 de outubro de 2023 — Foto: Bernardino Hernández/AP

O furacão Otis atingiu a costa oeste do México nesta terça-feira (24) com ventos de até 270 km/h e chuvas intensas.

 

Ele se fortaleceu rapidamente, passando de uma tempestade tropical a um furacão de categoria 5 em 12 horas e regredindo a categoria 4 na manhã desta quarta.

 

“Estamos em alerta máximo”, disse a prefeita de Acapulco, Abelina López, na noite de terça, enquanto pedia aos moradores para se protegerem em suas casas ou se mudassem para os abrigos espalhados pela cidade.

 

A agência nacional de águas do México, CONAGUA, alertou sobre ondas de seis a oito metros no estado de Guerrero, onde fica Acapulco, e também em partes do estado de Oaxaca.

 

Até a última atualização desta reportagem não foram relatados mortos e feridos na região.

 

As escolas de Guerrero cancelaram as aulas de quarta-feira antes da chegada de Otis, disse a governadora Evelyn Salgado nas redes sociais.

 

Segundo o presidente do país, Andrés Manuel López Obrador, o Otis pode ser mais devastador do que o furacão Pauline que atingiu Acapulco em 1997, destruindo áreas da cidade e matando mais de 200 pessoas.

 

Acapulco é uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes na parte baixa de montanhas íngremes. Casas luxuosas e algumas favelas também cobrem as encostas da cidade.

 

Guerrero é um dos estados mais empobrecidos e violentos do México.

 

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar