Termina nesta terça (9) a votação para o prêmio ‘Go for Good’ da Galeria Lafayette em Paris, no qual o algodão colorido paraibano concorre. A estilista pessoense Elis Janoville, radicada na França desde 2007, é uma das selecionadas no projeto com a sua grife Panapaná que trabalha com os produtos feitos na Paraíba. Cliqui aqui para votar.
A grife Panapaná é uma das finalistas da premiação que começou com 16 marcas, que deveriam seguir as seguintes diretivas: utilizar algodão orgânico, trabalhar em favor de uma comunidade ou ser feito na França.
Para Elis, tudo começa com algodão naturalmente colorido. Essa variedade de algodão silvestre é rara e cresce em regiões da Paraíba, onde é colhida e tecida por cooperativas familiares. O resultado: roupa interior para mulheres, homens e crianças, refinada e confortável. A marca só cria a partir do que a natureza oferece: os corantes, quando existem alguns, são feitos a partir de extratos de plantas, e os acessórios são feitos com palha dourada, ráfia e a corda.
Sobre Elis
Nascida em João Pessoa, Elis é formada em Jornalismo e se mudou para a França em 2007 onde foi estudar moda , mas só começou a escola em 2009, porque eu tinha que aprender a falar francês.
“Escolhi a escola Studio Berçot, que é reconhecida internacionalmente, mas o ensino lá não é tradicional, tudo é feito de maneira artesanal ainda e poucas pessoas se adaptam ao estilo deles. São poucos alunos no começo do ano, e no final, menos ainda ! Eu estudava período integral e de noite trabalhava como garçonete, era uma loucura! No fim da escola, tive a sorte de conseguir um estágio numa marca chamada Isabel Marant, que é muito conhecida no mundo inteiro e depois fui contratada e aprendi muito lá. Em 2014 eu saí da IM e fui trabalhar na Galeria Lafayette como personal stylist. Foi um grande aprendizado já que é um grande grupo com mais de quatro mil colaboradores”, ressalta.
A Panapaná é uma grife francesa. Elis revela que tinha um sonho de mostrar a riqueza do Nordeste brasileiro para o mundo. “Eu não tinha nada, nem dinheiro pra investir! Só força de vontade. E a vontade era muita, maior do que eu. Não decidi criar a Panapaná, ela se criou sozinha e me obrigou a acompanhá-la. Era um sonho meu mostrar a riqueza do nordeste ao mundo, ou pelo menos, a minha versão do Nordeste, que é um nordeste lúdico, inspirador, generoso, que possui uma beleza bruta, que só o coração humilde consegue captar”.
Elis está muito feliz em participar do projeto Go for Good. “Uma coisa é certa: o algodão colorido encantou a comissão de seleção. A Panapaná só usa materiais do Nordeste, como pedras, capim dourado, palha de coco e outras artesanias. E acho que essa certeza de que a Panapaná é uma marca sertaneja agradou a França. Eu só posso dizer obrigada”.
O prêmio
Em agosto de 2018, a Galeria Lafayette lançou o Go for Good, um movimento relacional, criativo e comprometido para negócios mais responsáveis. Promovendo a criação para o bem comum, o Go for Good responde à crescente busca de sentido e transparência exigida pelos clientes e vem concretizar o novo posicionamento da marca Galeria Lafayette, cuja missão é tornar acessível o maior número possível de pessoas.
Como a missão da Galeria Lafayette sempre foi de apoiar a criação, os nomes mais estabelecidos para start-ups, ela trabalha com a Ulule desde 2019 para encontrar novas marcas de moda, casa e beleza que sejam mais responsáveis e apoiá-las em seu desenvolvimento.
*Por Lílian Morais, do Jornal CORREIO