Os Agentes de Combate a Endemias – ACE’s do município de Monteiro, concluíram na última semana, uma capacitação em ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da Leishmaniose Visceral, conhecida popularmente como Calazar. A capacitação teve início no dia 11 de outubro e a conclusão dos trabalhos se deu na última sexta-feira (25).
Os ACE’s fizeram o trabalho de campo utilizando técnicas de coleta manual e com armadilhas luminosas tipo CDC (Controle de Doenças Científicas). O trabalho em campo foi realizado nas comunidades rurais de Tingui e Várzea da Cruz. A metodologia empregada, consistiu na visita domiciliar de 10 residências por 3 noites consecutivas.
A doença, comumente notada em cães, é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito em até 90% dos casos. A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da Leishmaniose Visceral.
Os principais sintomas da doença são: febre de longa duração; aumento do fígado e baço; perda de peso; fraqueza; redução da força muscular e anemia.