O município de Monteiro, no Cariri paraibano, recebeu na manhã desta segunda-feira, 21, um mutirão ofertando serviços de aferição de pressão arterial, glicemia, temperatura, e realização de teste rápido para o diagnóstico da Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde do Município, foram realizados 300 testes rápidos em um posto de atendimento na Academia da Saúde do bairro Vila Santa Maria. A iniciativa vai passar por outros bairros da cidade.
O atendimento no posto começou por volta das 8h com o auxílio das equipes de enfermagem e agentes de saúde e foi realizado por ordem de chegada. Profissionais da saúde organizaram a fila para evitar aglomerações. Após o teste, todos foram atendidos por médicos e enfermeiros.
“Quando a pessoa testa positivo ela vai pro médico. O profissional passa a medicação, se necessário, e passa as orientações. Caso ateste negativo, o paciente passa pela enfermeira e recebe todas as orientações de cuidado em relação ao coronavírus”, explicou Viviane Ferreira, Secretária executiva de Saúde.
De acordo com as informações repassadas pela secretaria, dos 300 exames realizados, a três registraram positivo.
Monteiro conta com 68 casos em investigação, 1166 descartados, 199 casos positivos, 125 recuperados e 72 casos ativos. Foram registrados no município 02 óbitos pelo Covid-19.
“Trata-se de mais uma ação da Secretaria de Saúde no combate à pandemia com objetivo de detecção e busca ativa dos casos de COVID 19. Os testes rápidos têm sido um importante equipamento para nos auxiliar na avaliação da circulação viral na cidade. Monteiro foi uma das cidades do interior que saíram na frente com diversas ações e medidas, mesmo sendo um município de grande em extensão, estamos batalhando diariamente para minimizarmos o risco de disseminação do vírus e salvarmos vidas”, destacou a diretora da Atenção Básica, Fabiana Ferreira.
Enfrentamento
A Prefeitura vem realizando uma série de medidas de combate ao coronavírus, como a estruturação da rede para atendimento dos pacientes com Covid-19, reformulação de leitos do Hospital Regional Santa Filomena com respiradores para atender a demanda da pandemia. Além das ações como: Barreiras Sanitárias, Fiscalizações contra aglomeração e oferta de máscaras e álcool gel.
Outras ações que estão sendo fundamentais neste processo, diz respeito ao Centro de Testagem, além da celebração de parcerias com diversos órgãos e entidades para distribuição de kits de higiene.
Ascom