Irredutível, Bolsonaro deve se reunir nesta quinta-feira com AGU para finalizar pedido de impeachment de ministros do STF
Apesar de alertado dos riscos de aumento de tensão entre Poderes, o presidente Jair Bolsonaro está determinado em apresentar o pedido de impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Fora da agenda de ambos, o encontro está previsto para ocorrer às 16h no Palácio do Planalto, assim que o presidente desembarcar da viagem que fez nesta amanhã a Cuiabá (MT).
Embora integrantes da Advocacia-Geral da União (AGU) tenham demonstrado resistência, o texto está sendo preparado pelo órgão para que possa ser apresentado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). O documento deverá ter apenas a assinatura de Bolsonaro.
Os detalhes do requerimento devem ser discutidos ainda nesta quinta-feira com o advogado-geral Bruno Bianco, quando o presidente retornar de viagem ao Mato Grosso. O encontro não consta na agenda de ambos.
O presidente faz questão que o pedido de impeachment dos ministros Alexandre Moraes e Luís Roberto Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seja protocolado até amanhã.
Ao longo da semana, auxiliares que tentaram demover Bolsonaro da ideia de pedir o impeachment dos ministros do STF com o argumento de que a medida aumentará os embaraços políticos e jurídicos para o governo.
Foi a proposto ao presidente a ideia de que ele enviasse uma mensagem informal ao Senado pedindo a harmonia e o respeito entre os Poderes, mas ele se mostrou irredutível. Neste momento, integrantes do Planalto consideram remota a chance de Bolsonaro desistir do pedido de impeachment.
O Globo