DestaquesParaíba

Filhos Notáveis de Monteiro: Do Cariri Para o Supremo Tribunal Federal

IMG_20240216_095308 Filhos Notáveis de Monteiro: Do Cariri Para o Supremo Tribunal FederalMonteiro, uma encantadora cidade do Cariri paraibano, tem sido o berço de personalidades marcantes no cenário jurídico nacional. Entre os eminentes conterrâneos, duas figuras destacam-se por suas significativas contribuições ao Direito e à justiça do Brasil: Luiz Rafael Mayer e Djaci Alves Falcão, ambos alcançando a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) após uma vida de serviços prestados à justiça e à educação.

Nascido em 27 de março de 1919, em Monteiro, Luiz Rafael Mayer não só exerceu a função pública como prefeito de sua cidade natal entre 1944 e 1945 mas também construiu uma extensa carreira no Ministério Público de Pernambuco a partir de 1945. Sua trajetória foi marcada por importantes cargos, como o de consultor-geral da República e o destacado papel de professor na Universidade Federal de Pernambuco. Nomeado ministro do STF pelo presidente Ernesto Geisel, Mayer não apenas chegou ao ápice como membro da Corte, mas também assumiu a presidência do Judiciário durante um momento crucial da história brasileira: a promulgação da nova Constituição em 1988.

Por sua vez, Djaci Alves Falcão, outro ilustre monteirense, também escreveu seu nome na história jurídica do país. Seu legado no STF teve início com a nomeação pelo presidente Castello Branco em 1967, e sua influência culminou na presidência do Supremo no biênio 1975-1977. Sua gestão na presidência da Segunda Turma do STF prosseguiu até o momento de sua aposentadoria, solidificando uma carreira notável no mais alto patamar da justiça nacional.

É notório que o percurso destes dois juristas não só ilumina as páginas da história jurídica do Brasil, mas também reflete o vigor cultural e intelectual da cidade de Monteiro, que, conforme as palavras do historiador Abraão Anastácio, “é terra de poetas, cantores, compositores, artistas e juristas”. A trajetória destes dois ministros reafirma Monteiro não apenas como uma cidade do interior da Paraíba, mas como um ponto de partida para cidadãos que influenciaram decisivamente o curso da justiça e da democracia em todo o país.

As contribuições de Mayer e Falcão estenderam-se para além de seus legados individuais e delinearam um padrão de excelência e compromisso com a justiça que Monteiro carrega com orgulho. A vida e obra destes dois juristas reiteram a influência que uma pequena cidade pode exercer na governança e no destino de uma nação.

Monteiro, assim, celebra a memória de seus filhos prediletos, provando que o potencial humano para a grandeza pode florescer nas raízes mais humildes e crescer até os mais altos escalões da república.

OPIPOCO com Historiador Abraão Anastácio 

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar