IFPB oferece 290 vagas em curso de formação para eletricistas em sistemas de energias renováveis
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) está ofertando 290 vagas em um curso de formação para eletricista em sistemas de energias renováveis. O curso será destinado para a formação de profissionais para instalar e manter sistemas fotovoltaicos de acordo com as normas e procedimentos técnicos, garantindo qualidade e segurança na instalação, com o melhor aproveitamento da conversão da irradiação solar em energia elétrica, respeitando as normas de meio ambiente.
As inscrições estarão abertas de 10 até 16 de março e o curso de formação conta com carga horária de 200 horas, sendo ofertado de forma presencial nos campi Cajazeiras, Esperança, João Pessoa e Patos da instituição. Para a capacitação, os interessados devem ter, no mínimo, ensino fundamental I completo (1° ao 5° ano) e serem maiores de 18 anos de idade.
Para a inscrição, os candidatos deverão anexar os seguintes documentos:
- Documento de Identificação com foto;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso o CPF conste no documento de identidade, fica dispensável o envio;
- Comprovante do nível exigido de escolaridade completo (declaração, histórico ou certificado); caso seja uma declaração, é necessário obrigatoriamente constar o nome da escola e o ano de conclusão;
- Comprovante de endereço;
- Declaração de Cadastro do NIS (caso opte pela inscrição nesta modalidade);
- Comprovante de Quitação Eleitoral (site do TSE);
- Certificado de Alistamento Militar (CAM) ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) – Reservista (Para candidatos do sexo masculino. Frente e verso do documento);
- Certidão de Casamento ou Nascimento;
- Comprovante de dados bancários (Banco, Agência, Conta e Tipo da Conta);
- Comprovante de vacinação contra a Covid-19, com esquema vacinal completo.
Caso o número de inscrições para o curso seja maior que o número de vagas ofertadas, será realizado um sorteio público no dia 23 de março. A publicação do resultado preliminar dos candidatos contemplados acontece no dia 25 e do resultado final no dia 29 do mesmo mês.
O início das aulas das primeiras turmas acontece no mês de abril. Durante o curso, o estudante terá direito a assistência estudantil para o custeio de transporte e alimentação, de acordo com a legislação vigente.