Brasil

Bento Albuquerque deixa Ministério de Minas e Energia; Sachsida é nomeado

11ago2021-o-ministro-de-minas-e-energia-bento-albuquerque-durante-discurso-1642013724437_v2_900x506.jpg Bento Albuquerque deixa Ministério de Minas e Energia; Sachsida é nomeadoO presidente Jair Bolsonaro (PL) trocou o comando do Ministério de Minas e Energia. Bento Albuquerque foi exonerado, a pedido, segundo consta na edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União). Adolfo Sachsida, que atuava no Ministério da Economia, foi nomeado para ser titular da pasta.

A mudança ocorreu após recentes críticas de Bolsonaro à política de preços da Petrobras, estatal ligada à pasta. Na segunda-feira (10), a empresa anunciou um reajuste de 8,87% no preço do diesel nas suas refinarias.

Na última quinta-feira (5), o presidente fez apelos diretos ao presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, e a Albuquerque, para que não houvesse novos aumentos nos preços dos combustíveis

Na ocasião, ele fez um pedido veemente à estatal para reduzir seu lucro, que considerou “absurdo” e “um estupro”.

“A gente apela para a Petrobras, não reajustem o preço dos combustíveis. Vocês estão tendo um lucro absurdo”, disse o presidente na tradicional transmissão ao vivo por redes sociais às quintas-feiras.

“Ela [Petrobras] deve ter a função social. Petrobras, estamos em guerra. Petrobras, não aumente mais o preço dos combustíveis. O lucro de vocês é um estupro, é um absurdo”, afirmou, enfatizando que não interfere na empresa e isentando-se da responsabilidade pela situação.

“Se continuar tendo lucro dessa forma, aumentando o preço do combustível, vai quebrar o país… se tiver mais um aumento de combustível, pode quebrar o Brasil. E o pessoal da Petrobras não entende ou não quer entender, ou só estão de olho no lucro”, acrescentou.

Na live, no entanto, o mandatário omitiu que o governo é o acionista controlador — ou seja, o lucro da empresa garante verba para o caixa do governo e financia políticas públicas.

Ao mesmo tempo em que Bolsonaro fazia seus apelos à Petrobras, a estatal divulgava um lucro líquido de R$ 44,56 bilhões no primeiro trimestre do ano. Em um comunicado, o presidente-executivo da estatal, afirmou que os resultados da petroleira geram “retorno importante para o acionista, em especial a sociedade brasileira, representada pela União”.

Quem é Adolfo Sachsida

O novo chefe do Ministério de Minas e Energia liderava a Secretaria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Economia. Antes, passou pela SPE (Secretaria de Política Econômica) e está com Bolsonaro desde a campanha eleitoral de 2018.

Nas redes sociais, Sachsida agradeceu pela nomeação e disse esperar estar à altura do trabalho, que classificou como “o maior desafio profissional” da carreira.

Com doutorado em Economia pela UnB (Universidade de Brasília) e pós-doutorado pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, Sachsida lecionou na Universidade do Texas.

É também advogado, com estudos na área de Direito Tributário, e técnico de Planejamento e Pesquisa da Carreira Pública pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

UOL

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar