Paraíba

Ferramenta criada na Paraíba ajuda consultores e amplia conhecimentos financeiros e administrativos

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A empresa paraibana Abracadabra utiliza inteligência artificial. (Foto: Walla Santos)

Uma ferramenta criada na Paraíba pela empresa paraibana Abracadabra, promete ajudar consultores, ampliando seus conhecimentos financeiros e administrativos. A Abracadabra tem se destacado por auxiliar microempreendedores a ter noções de educação financeira. Em razão deste sucesso, soma parcerias importantes como a Prefeitura de João Pessoa e o Sebrae. Agora, a empresa vai ampliar o foco, passando a atuar com consultores através da plataforma que começa a oferecer o serviço para os consultores a partir de maio.

Em entrevista ao ClickPB, o consultor e criador da Abracadabra, Bruno Teixeira da Cruz, pós-graduado em finanças, a Abracadabra conta com quatro funcionários na operação, desenvolvedores e suporte. “Empresa enxuta, pequena. Como ela tem uma escala grande e é empresa de tecnologia, nós temos poucas pessoas trabalhando e o sistema trabalha muito só. Nessa nova fase, (que inicia em maio), imaginamos que devemos agregar mais pessoas dentro da operação”, afirma. 

A Abracadabra tem uma plataforma de educação financeira que facilita muito o entendimento das finanças o que, segundo Bruno Teixeira, é o grande gargalo do empreendedor. “Hoje, já ajudamos mais de três mil empreendedores a terem mais conhecimento financeiro sobre seus negócios. Temos um produto onde ele, por exemplo, na viabilidade financeira que a gente chama, você tem uma ideia de negócio”, explica.

Ele observa que, durante toda a história, muitas empresas já não são viáveis antes de iniciar, o que gera uma série de problemas, já que, uma vez aberta, traz prejuízo financeiro. “Nossa plataforma coleta informações financeiras e, através de inteligência artificial, geramos um relatório de viabilidade. Ele dá uma volta de viabilidade, para ver todos os investimentos e tudo. Hoje nós somos parceiros do Sebrae, nós somos parceiros da Prefeitura de João Pessoa”, enfatiza.

A Prefeitura de João Pessoa utiliza a ferramenta para entregar microcrédito. “E aí, por exemplo, nos programas de microcrédito nos anos anteriores, eles entregavam crédito para qualquer pessoa com uma ideia que não era muito viável. A inadimplência dos programas batia 70% e isso era um grande problema porque ele começa na esperança de ter um negócio, o negócio não dá certo, ele tem a frustração e ainda tem o prejuízo e o endividamento. Hoje só conseguimos liberar o crédito se tiver viabilidade financeira. E utilizamos a nossa plataforma para facilitar esse entendimento”, observa.

Para se ter ideia, com a plataforma a Abracadabra bate picos de 300 consultorias financeiras em um único mês o que, como avalia Bruno Teixeira, é extremamente inviável se não for por meio de uma plataforma. Ele conta que a empresa chegou a bater pico de 40 consultorias em um dia.

“Então, o empreendedor vai, entrega as informações sobre o seu negócio, quanto ele pretende faturar, quanto é o seu aluguel, quanto é a sua despesa, quanto se compra, quanto se vende do produto, quanto você pretende retirar de lucro e aí o sistema da inteligência artificial gera um relatório onde dá para ter o retorno do investimento”, diz o consultor.

Ele ressalta que a empresa tem uma nota de viabilidade de 5 a 10, e só entrega o recurso se tiver notas 8,9 e 10. Caso contrário, não adianta entregar o recurso porque não vai ser bem utilizado. Hoje, através da plataforma, a empresa já ajudou mais de três mil empreendedores.

A Abracadabra é parceira do Sebrae também em relação a diagnóstico financeiro. “A empresa que já existe e você precisa entender quanto é que ela está lucrando, quanto é realmente o resultado, quanto precisa faturar para lucrar, se o que ele está retirando da empresa é suficiente ou não para bancar a operação da empresa. Nossa ferramenta serve para ajudar muito esse entendimento financeiro que é um dos grandes gargalos dos empresários”, verifica.

O consultor exemplifica ainda: “Se você pegar uma amostragem, a grande maioria dos empresários não sabe exatamente quanto lucra, não sabe exatamente quanto tem de resultado, quanto precisa faturar. Nosso sistema, nossa plataforma ajuda muito nisso. Então, na plataforma Abracadabra, nosso principal objetivo é esse”.

Nova fase tem desafio de atingir maior número de consultores

A Abracadabra está entrando numa nova fase que é ajudar consultores empresariais. Bruno Teixeira observa que o consultor empresarial, muitas vezes, não tem essa expertise financeira. “Ele entende de gestão, de marketing, ele entende de operação, mas não entende tanto dessa parte financeira que é uma parte mais delicada, vamos dizer assim, e chata, ninguém gosta muito disso. Nós ajudamos esses consultores a terem mais conhecimento financeiro e agregar serviços na consultoria deles”.

O principal desafio, conforme Bruno Teixeira, é atingir o maior número de consultores possível para que eles possam utilizar a ferramenta, facilitando o trabalho deles, porque a maioria dos consultores empresariais não trata da parte financeira por falta de conhecimento.

“E porque é difícil. Nós entendemos que finanças é complicado. Com essa plataforma, basta ele coletar as informações, o sistema interpreta as informações, gera relatório e ele já dá o feedback para o cliente dele. Então, o nosso desafio é fazer chegar essa plataforma a consultores”.

Bruno Teixeira reforça que a empresa já ajudou mais de três mil empreendedores por meio da plataforma. “Nós conseguimos ajudar muito esse pessoal. Hoje nós somos parceiros do Sebrae, nós somos um produto homologado pelo Sebrae, ou seja, já damos consultoria através da plataforma, pelo Sebrae também. Temos essa missão de deixar as finanças de forma mais simplificada, de deixar as finanças de forma mais clara e simples”, acrescenta.

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Parceiros dentro e fora da Paraíba

Dentro do programa ‘Eu Posso’, da Prefeitura de João Pessoa, a empresa Abracadabra é parceira. “Eles só liberam o recurso do ‘Eu Posso’ se tiver viabilidade financeira, porque, se não, gera uma frustração e uma inadimplência muito grande. Já conseguimos reduzir mais de 50% da inadimplência utilizando essa metodologia. Porque a gente não entrega dinheiro a uma ideia que, infelizmente, não tenha viabilidade. E reduzimos (a inadimplência) mais de 50%. Hoje todo aquele tratamento das informações é feito através do nosso sistema lá”, comemora.

Bruno Teixeira conta que a empresa descobriu que pode ajudar muitos consultores. No caso da Prefeitura, ele analisa que os atendentes não são consultores, mas se comportam como tal. Eles coletam as informações, o sistema gera e apresenta para o empreendedor o relatório, informando o prazo para determinado investimento. “Então, mesmo quem não entende nada de finanças, usando a plataforma, passa a dar um feedback muito bacana. E nós entendemos que podemos ajudar muitos consultores empresariais”, frisa.

O consultor destaca que conhece muitos consultores que entendem muito de marketing, de gestão, de processos, mas não entendem de finanças. Nesses casos, conforme avalia, fica uma lacuna na consultoria. “E é nisso que queremos que eles utilizem a nossa plataforma e agreguem muito conhecimento financeiro aos seus clientes”.

A empresa Abracadabra tem outros clientes, entre eles, a Prefeitura do município de Cabaceiras. “A Prefeitura de Cabaceiras tem também um programa lá na ‘Casa do Empreendedor’. Para você ter ideia, lá o sistema tem um custo-benefício tão bacana que eles entregam de graça a consultoria para o empreendedor. Então, o cara chega na ‘sala do empreendedor’ e diz que tem uma ideia de negócio. Eles dizem ‘pois venha que a gente vai avaliar essa ideia’”.

Bruno destaca que a Abracadabra tem uma parceria com a Associação Comercial de São Paulo; também com um banco privado. A empresa está na Prefeitura de Governador Valadares. “Estamos ampliando e gostaríamos, a partir de agora, de trabalhar para os consultores, entregar aos consultores de gestão essa ferramenta para que eles possam utilizá-la. Aí, eles podem fazer o trabalho que estamos fazendo aqui nas regiões que eles atendem”.

40% das empresas não chegam ao segundo ano sem conhecimento financeiro

Bruno Teixeira comenta que a empresa está tentando facilitar muito a questão do conhecimento financeiro que, segundo ele, é uma dor muito grande do empreendedor. Ele comenta que hoje existem dados do Sebrae mostrando que mais de 40% das empresas não chegam ao segundo ano e os principais motivos são relacionados a finanças, falta de conhecimento, falta de planejamento.

“Às vezes, as pessoas abrem os negócios, às vezes a ideia é muito bacana, mas não tem viabilidade financeira. O preço que você está cobrando está errado, você investiu muito. O prazo para ter retorno é muito longo, você não consegue chegar até três, quatro anos porque acaba fechando. O nosso principal objetivo é dar maior conhecimento financeiro aos empreendedores de uma forma rápida, objetiva e barata”.

Hoje, a empresa está, há três anos, utilizando a plataforma, já ajudou muitos empreendedores e entendeu que existe esse caminho de facilitar a vida do consultor. Bruno Teixeira ressalta que, muitas vezes, o consultor entende das necessidades, mas agregar a área financeira na consultoria deles é um grande diferencial. “Nesse ponto, eles podem monetizar um pouco mais, agregar serviço um pouco mais”.

Como surgiu a ideia de criar a plataforma

Bruno Teixeira é empreendedor há 25 anos e lembra que as empresas dos seus pais quebraram por falta de conhecimento financeiro, duas décadas atrás. Ele confessa que a situação foi bastante dolorida. Foi aí que ele começou a se dedicar ao estudo financeiro e a entender que a aplicação da teoria financeira dentro de uma empresa é muito difícil.

“Se você, por exemplo, for montar um negócio e for ler a teoria financeira para montar o seu negócio, não faz porque ela é complicada e chata. Eu entrei numa pós-graduação de renome internacional e eu brigava com os professores o tempo todo. Eu dizia que a teoria financeira seria para média e grande empresa, para pequena não dava para encaixar”, lembra.

Bruno Teixeira começou a estudar muito e criou uma metodologia mais simples que chamava na época de ‘controle da medida certa’. “É só o que o cara precisava saber. Ele precisava saber quanto precisa faturar, qual o preço que ele precisa cobrar, e a gente oferecia isso e começou a dar muito certo. E eu percebi que esse trabalho era muito repetitivo e aí eu criei a startup Abracadabra”, relatou.

Assim, ele transformou essa metodologia em uma metodologia escalada que é a aplicação do formulário e utilizando inteligência artificial para fazer a interpretação. Hoje a empresa coleta a informação, o sistema imediatamente analisa e gera relatório de viabilidade, diagnóstico, informações extremamente importantes. “O sistema gera essas informações em poucos segundos. Então, gerou, deu ok, com dois, três segundos, ele gera o relatório”.

Economia de tempo e preços acessíveis

Para se ter ideia do tempo de atendimento da prefeitura, por exemplo, é de 25 minutos para entregar uma consultoria financeira com a parceria. “Então, é muito rápido, muito objetivo. O  empreendedor chega lá com as informações sobre seu negócio e sai com o relatório de viabilidade. Isso é muito bacana, porque a gente gera continuidade, a gente gera um acompanhamento”.

A equipe vai até o empreendedor depois para saber se a informação estava correta e, com esse trabalho, reduziu em mais de 50% a inadimplência porque os recursos só são entregues para ideias que são viáveis.

“Temos transformado muito essa questão do entendimento financeiro porque abrimos uma opção de forma muito barata. Um empreendedor pequeno não tem condição de pagar R$ 2 mil ou R$ 3 mil em uma consultoria para saber se tem viabilidade, que é o preço normal de consultoria. Nós cobramos valores muito baixos, no site por exemplo tá R$ 197 o valor da consultoria, da consulta e tudo”, diz.

Assim, a empresa, utilizando a tecnologia, abre essa acessibilidade para muita gente. A Abracadabra viu essa oportunidade de entregar aos consultores de gestão uma ferramenta onde eles possam fazer o que a empresa está fazendo, só que no Brasil todo.

Na avaliação de Bruno Teixeira, termina sendo um benefício social também, porque muitas empresas quebram e isso é um grande problema. Ele destaca que a inadimplência no Brasil hoje está beirando 60% da população e isso se reflete muito na questão do empreendedorismo.

“O brasileiro, às vezes, empreende muito por necessidade. Ele está precisando de dinheiro, vai montar uma empresa e aí começa de forma muito errada, sem conhecimento, sem informação e se torna endividado. É isso que queremos minimizar. Queremos tentar, de alguma forma, dar um pouco mais de conhecimento financeiro e através de consultores agora, porque fazemos isso muito bem aqui, local, mas achamos que dá para expandir para outras regiões, estados e muito mais levando conhecimento”, completa.

 

ClickPB

 

 

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