Diversas

IBM aproxima Inteligência Artificial do público em exposição no Museu Catavento

LOGo_IBM IBM aproxima Inteligência Artificial do público em exposição no Museu CataventoA cada dia que passa, mais e mais pessoas têm acesso no seu dia a dia a algo que utiliza Inteligência Artificial (IA) para executar suas funções. Mas ainda existem muitas dúvidas por parte dessas pessoas sobre os processos que permitem a alimentação de um assistente virtual.

É por isso que a IBM, em conjunto com o Museu Catavento, idealizaram a exposição Ensinando Robôs. Um projeto que democratiza o conhecimento sobre Inteligência Artificial no Brasil.

“A democratização do conhecimento em tecnologia é uma peça-chave para que a população compreenda melhor os avanços tecnológicos e as pessoas estejam preparadas para resolver os desafios da sociedade.”, afirma Claudio Pinhanez, cientista da IBM Research.

Esta fala do Claudio expõe a ideia central da exibição, que é fazer com que crianças e adultos compreendam que os sistemas de IA, que hoje já fazem parte do dia a dia da sociedade, são construídos por pessoas e baseados no conhecimento humano.

Ao visitar a exposição, o público poderá interagir com três robôs, que competem entre si em um jogo de perguntas e respostas sobre Ciências Naturais. Através destas perguntas, os visitantes ajudam os robôs a aprimorarem suas habilidades, treinando uma rede neural até que ela aprenda a apresentar a resposta correta.

Ao participar dos treinamentos e do aprimoramento constante do sistema, dando feedback sobre a interação, acrescentando perguntas, com o monitoramento dos especialistas responsáveis da IBM, os visitantes compreendem que a Inteligência Artificial é baseada na provisão de dados e informações na forma de exemplos por especialistas, e que o comportamento final do sistema é, assim, um espelho do conhecimento humano.

Os robôs respondem no total, com diferentes graus de proficiência, a mais de 300 perguntas de diferentes temas, todas ligados a exposições do Catavento.

Em complemento ao Ensinando Robôs, a IBM, por meio do seu programa de educação gratuita, IBM SkillsBuild, também está disponibilizando um kit educativo chamado IA EDU, que estimula o aprendizado sobre Inteligência Artificial e, assim, amplia o alcance do projeto para alunos e professores das redes pública e privada de ensino de todo o Brasil.

A IBM tem atuado ativamente no ensino e na democratização da tecnologia de IA no país nas mais diversas frentes. A pesquisa Global AI Adoption Index 2021 revelou que as empresas no Brasil lideram o uso de IA na América Latina, o que mostra todo o seu potencial no cenário nacional e como esta tecnologia estará cada vez mais presente na rotina dos brasileiros.

O projeto Ensinando Robôs foi criado pelo laboratório da IBM Research no Brasil em colaboração com o Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, onde a exposição permanece por longa duração. A exibição já está aberta ao público e você pode visitá-la de terça a domingo, das 9h às 17h.

Comece hoje a otimizar o potencial dos dados com AI.
Experimente sem custo

LOGo_IBM IBM aproxima Inteligência Artificial do público em exposição no Museu Catavento

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar