Paraíba

‘Experiência extraordinária’, diz Arthur Fialho, homenageado ao se despedir do TRE-PB

Arthur-Monteiro-Lins-Fialho ‘Experiência extraordinária’, diz Arthur Fialho, homenageado ao se despedir do TRE-PBO advogado Arthur Monteiro Lins Fialho se despediu da titularidade como juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) no último dia 18 de outubro. Em conversa com o Portal Correio nesta quarta-feira (26), ele resumiu detalhes da passagem pela Corte e falou quais serão os próximos passos na carreira jurídica.

“A passagem pelo TRE-PB, que durou quatro anos, foi uma experiência extraordinária por trabalhar com profissionais de alto gabarito. Foi muito gratificante atuar na Justiça Eleitoral”, declarou o jurista.

Após a missão cumprida no TRE-PB, Fialho já cumpre novas tarefas em sua trajetória profissional: “Voltei para a advocacia e pretendo também retornar às atividades acadêmicas, voltadas à pesquisa, além de ter planos de lecionar”, indicou.

Diante do momento eleitoral pelo qual a Paraíba e o Brasil passam, ele também deixou observações sobre o panorama: “Temos uma eleição bastante polarizada, mas sairemos fortalecidos dela. Tenho a compreensão de que a democracia se fortalece com essas tensões”, assegurou. Ele ainda acrescentou que confia plenamente no sistema eletrônico de votação. “É o grande guardião do processo democrático”.

Homenagens

No último dia 17 de outubro, véspera do encerramento do ciclo de Arthur Fialho no TRE-PB, ele recebeu homenagens dos membros da Corte Eleitoral.

O desembargador Leandro dos Santos, presidente do TRE-PB, anunciou a despedida, afirmando: “Ninguém sai de forma definitiva aqui do TRE-PB, volta, ainda, para exercer a advocacia, para rever os amigos”.

As saudações foram iniciadas pela desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, vice-presidente e corregedora do TRE-PB, que asseverou: “Arthur Fialho carrega a sabedoria, a humildade, a nobreza, o bom caráter e o saber jurídico… sei que Vossa Excelência continuará trilhando o caminho da Justiça, com a sua intelectualidade, com sua maturidade precoce… seu nome já diz tudo: você é um agraciado”.

O juiz Roberto D’Horn Moreira Monteiro da Franca Sobrinho, dirigindo-se a Arthur Fialho, disse: “Vossa Excelência é um jovem brilhante, um renomado advogado que tem passado, tem presente e tem futuro. Vossa Excelência deixa esse tribunal muito maior do que quando aqui chegou há quatro anos”.

“Pessoa querida, que através dos seus votos conquistou a admiração de todos nós”, registrou o juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha em elogio a Arthur Fialho: “espero contar com o meu nome no seu rol de amizade”.

O juiz José Ferreira Ramos Júnior pontuou: “Eu posso dizer, olhando nos seus olhos, que aprendi muito com você, muito! Então, muito obrigado pelo tempo que tive ao seu lado”.

Representando o Ministério Público Federal, a procuradora Regional Eleitoral da Paraíba Acácia Soares Peixoto Suassuna se referiu ao homenageado, lembrando da sua simplicidade, competência, simpatia, generosidade e versatilidade: “Agradeço por todo o aprendizado e o parabenizo por todo trabalho desempenhado, todo serviço prestado, enquanto membro desta Corte, desejando que o senhor continue espalhando todo esse trabalho de competência, entusiasmo e leveza”.

Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), e em seu próprio nome, o advogado Walter Agra externou, se referindo ao homenageado: “Seu tirocínio, aqui, serviu como GPS, como bússola em diversos momentos. É hora de guardar a toga, voltar para casa, voltar para o escritório, e, sobretudo, voltar para Isa”, referindo-se à filha de Arthur.

Antes de o desembargador Leandro dos Santos concluir as falas, prestando homenagem a Fialho, o servidor Marinaldo Gonçalves de Melo Júnior e a servidora Ana Karla Farias Lima de Morais, que trabalharam com o homenageado em suas unidades, também prestaram homenagens.

“Todos temos motivos para estarmos felizes, sobretudo Arthur, porque ele olha para trás e vê, de forma absoluta, que cumpriu o seu papel, e o cumpriu com muita dignidade, muita sabedoria, e, acima de tudo, com esse espírito de ser justo. A história do TRE da Paraíba tem um espaço reservado a Vossa Excelência, da sua profícua participação. Parabéns!”, afirmou o presidente do TRE-PB, passando a palavra ao homenageado.

Arthur Fialho agradeceu as saudações recebidas e disse: “São muitas emoções. O sentimento é de gratidão, muito obrigado por tudo. Aprendi muito com todos os meus pares. Contem comigo sempre”.

Perfil

Arthur Monteiro Lins Fialho é filho do economista e professor José Lins Fialho Neto e da professora Terezinha Monteiro Lins Fialho. É irmão de Alexandre José Monteiro Lins Fialho (in memoriam) e de Ana Paula Monteiro Fialho Lima. Casado com Talita de Castro Santos e pai de Isa Maria.

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na área de Constituição e Garantia de Direitos; especialista em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário de João Pessoa. Advogado militante desde 2006. Membro associado ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI) e do IDCC – Instituto de Direito Civil Constitucional da UFPB.

Autor do livro ‘Tutela Sumária de Direitos Evidentes – À Luz dos Princípios Constitucionais do Processo’, coautor do Tratado de Direito Eleitoral da Ed. Fórum e autor de vários artigos jurídicos.

Foi estagiário da Justiça Federal da Paraíba (2003) e da Procuradoria Municipal de João Pessoa (2004). Foi chefe da Assessoria Jurídica da Fundação Espaço Cultural da Paraíba – Funesc (2007-2009), vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB-PB (2010-2012), gerente de núcleo no Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba, Imeq – PB (2013-2014) e conselheiro estadual da OAB-PB (2013-2015).

Arthur Fialho fez parte da Corte Eleitoral, como membro efetivo, desde 19 de outubro de 2018, e foi diretor da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB) a partir de 15 de junho de 2020.

Portal Correio

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar