Argentino, papa comenta final: “importante não é vencer, é jogar limpo”
O papa Francisco pediu “espírito esportivo” e “a coragem de se darem as mãos” tanto aos ganhadores quanto aos perdedores ao comentar a disputa entre Argentina e França na final da Copa do Mundo do Catar.
Francisco, que nasceu em Buenos Aires em 1936 e completou 86 anos no sábado (17), falou sobre a partida em uma entrevista gravada antes da decisão, ao canal italiano Canale 5. O jogo aconteceu neste domingo (18), em Doha, com a vitória de Argentina sobre a França nos pênaltis.
As informações são do jornal argentino La Nacion, que conta que o pontífice não assistiu ao jogo, e, sim, acompanhou seus desdobramentos por meio de informações que eram passadas por assessores, já que mantem desde 1990 uma promessa que fez a Nossa Senhora do Carmo de nunca mais assistir televisão.
“Todos felicitam os vencedores. Que eles vivam com humildade. E, aos que não ganham, que vivam com alegria, porque o maior valor não é ganhar ou perder, é jogar limpo, joga bem”, disse o papa ao Canale 5.
“Que os dois tenham a coragem de se dar as mãos (…). Temos que fazer crescer o espírito esportivo e espero que esse campeonato mundial ajude a retomar o espírito esportivo, que nos faz nobres”, acrescentou.
CNN