Mundo

Cientistas japoneses criam ratos com dois pais e avançam no combate à infertilidade

animal-g1d707a06b-1920-599x400 Cientistas japoneses criam ratos com dois pais e avançam no combate à infertilidade

O estudo passou por muitas etapas, com objetivo de duplicar o cromossomo feminino, ou seja, transformar os genes masculinos em femininos. (Foto: Reprodução)

Uma nova descoberta científica permitiu que cientistas da Universidade de Kyushu, no Japão, criassem ratos com a junção de células masculinas. O avanço futuramente poderá ajudar a medicina em tratamentos de infertilidade humana e contribuir para que casais do mesmo sexo tenham a possibilidade de ter filhos biológicos.

Ao jornal britânico The Guardian, o líder da pesquisa, Katsuhiko Hayashi, afirmou que a universidade trabalha no “primeiro caso de produção de ovócitos de mamíferos a partir de células masculinas”.

O estudo passou por muitas etapas, com objetivo de duplicar o cromossomo feminino, ou seja, transformar os genes masculinos em femininos. Os cientistas modificaram as células masculinas para células-tronco, que não são diferenciadas e têm capacidade de se transformarem em 200 outros tipos de células.

Com essa técnica, os pesquisadores conseguiram alterar o cromossomo masculino Y, da união XY, pelo cromossomo feminino X. A mudança resulta em uma célula-tronco com dois cromossomos idênticos.

Segundo Hayashi, o resultado do estudo permitirá a criação de um óvulo composto por células da pele humana. A descoberta pode ajudar no tratamento de infertilidade, em especial no caso de mulheres com síndrome de Turner, doença que causa anomalias nos cromossomos femininos.

O Globo
Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar