Mundo

Terremoto de magnitude 7.6 atinge Filipinas e causa alerta de ‘tsunami devastador’ que pode atingir país e chegar a Japão

terremoto_filipinas-599x400 Terremoto de magnitude 7.6 atinge Filipinas e causa alerta de 'tsunami devastador' que pode atingir país e chegar a Japão

Terremoto atingiu segunda maior ilha das Filipinas (Foto: Reprodução)

Um terremoto de magnitude 7.6 atingiu a ilha de Mindanau nas Filipinas, segundo informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, neste sábado. Após o tremor, as autoridades locais alertaram para o risco de um “tsunami devastador” e instaram a população das zonas costeiras a se deslocar para o interior.

A Agência Filipina de Sismologia disse que ondas de tsunami poderiam atingir as Filipinas à meia-noite (13 horas no Brasil) e continuar por horas. Segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Serviço Nacional de Meteorologia de Honolulu, no Havaí, as ondas podem atingir até 3 metros nas Filipinas e entre 0,3 e 1 metro em Palau.

“Espera-se um tsunami devastador com ondas cuja altura representa uma ameaça à vida”, declarou o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia na rede social X, antigo Twitter.

O canal de televisão japonês NHK informou que ondas de até um metro são esperadas na costa do Japão na madrugada de domingo, cerca de uma hora e meia depois de atingirem as Filipinas.

O terremoto aconteceu em uma profundidade de 63 km, segundo o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo. A intensidade do tremor identificada pelo órgão, de 7.5, foi ligeiramente inferior à aferida pelo Serviço Geológico dos EUA. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento dos tremores.

“Os barcos que já estejam no mar durante este período deverão permanecer no mar em águas profundas até novo aviso”, disse a agência filipina que monitora terremotos, segundo a agência Reuters. Moradores da região costeira, nas províncias de Surigao Del Sur e Davao Oriental, foram orientados a “se retirarem imediatamente”.

O Globo

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar