Mundo

Módulo lunar inativo do Japão “acorda” inesperadamente e envia imagens da superfície da Lua

WhatsApp-Image-2024-02-27-at-06.31.24-700x393 Módulo lunar inativo do Japão “acorda” inesperadamente e envia imagens da superfície da Lua

“Moon Sniper” do Japão capturou novas imagens de seu local de pouso. As áreas destacadas em vermelho serão fotografadas pela sonda no futuro

 

 O “Moon Sniper” do Japão é a missão lunar que voltou à vida. Após ficar inativa durante a maior parte de fevereiro, a espaçonave acordou “milagrosamente” no fim de semana e transmitiu novas imagens para a Terra, segundo a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA).

Este feito foi inesperado, dado que o módulo lunar não foi projetado para sobreviver às duras temperaturas da Lua.

Conhecido como SLIM, ou Smart Lander for Investigating Moon, o pouso do veículo robótico em 19 de janeiro fez do Japão o terceiro país neste século – e o quinto de todos os tempos – a pousar na Lua.

Durante a descida, no entanto, a espaçonave experimentou uma anomalia e pousou de nariz, o que significava que seus painéis solares estavam voltados para o oeste, em vez de para cima, e não recebiam a luz solar necessária para gerar energia.

Depois de apenas algumas horas operando com bateria limitada, o módulo de pouso enviou de volta uma imagem em mosaico de seu local de pouso antes de desligar. A agência espacial japonesa esperava que a luz pudesse atingir as células solares da espaçonave à medida que o ângulo do Sol na Lua mudasse, permitindo que o veículo despertasse novamente.

Com certeza, o Moon Sniper, assim chamado devido à tecnologia de precisão que lhe permitiu pousar a apenas 55 metros do seu alvo, acordou 10 dias depois e começou a enviar novas imagens.

Uma fotografia tirada pelo Veículo de Excursão Lunar 2 mostra a espaçonave SLIM do Japão na lua.

Mas as horas de vigília da espaçonave eram curtas e, em 31 de janeiro, o Moon Sniper entrou no que a JAXA chamou de “período de dormência de duas semanas durante a longa noite lunar”.

As temperaturas durante a noite lunar podem cair para 133 graus Celsius negativos, de acordo com a NASA .

A última cena da lua da perspectiva do módulo de pouso antes da noite lunar foi compartilhada no X, antigo Twitter, em 1º de fevereiro, uma vez que a equipe da missão enviou comandos ao Moon Sniper e confirmou que ele estava em estado inativo.

ultima-imagem-tirada-pela-sonda-SLIM-antes-de-entrar-na-noite-lunar-no-final-de-janeiro Módulo lunar inativo do Japão “acorda” inesperadamente e envia imagens da superfície da Lua
Última imagem tirada pela sonda SLIM antes de entrar na noite lunar no final de janeiro / JAXA

A espaçonave não foi projetada para suportar tais temperaturas, mas a equipe disse que tentaria restabelecer a comunicação com o módulo de pouso novamente em meados de fevereiro.

Enquanto isso, uma empresa com sede em Houston chamada Intuitive Machines pousou sua missão IM-1 não tripulada, também chamada Odysseus, no polo sul lunar, tornando-a a primeira espaçonave comercial a pousar suavemente na Lua e o primeiro veículo fabricado nos EUA a atingir a superfície lunar desde a Apollo 17, em 1972.

Mas, como o SLIM, a missão “Odie” passou por uma espécie de montanha-russa lunar que incluiu ter que contar com tecnologia experimental para pousar e, finalmente, pousar de lado.

No fim de semana, a equipe da missão SLIM enviou um comando ao Moon Sniper e recebeu uma resposta, “confirmando que a espaçonave passou pela noite lunar e manteve as capacidades de comunicação”, revelou a JAXA no X.

A-camera-de-navegacao-do-SLIM-capturou-as-condicoes-luminosas-do-dia-lunar-brilhando-no-local-de-pouso Módulo lunar inativo do Japão “acorda” inesperadamente e envia imagens da superfície da Lua
A câmera de navegação do SLIM capturou as condições luminosas do dia lunar brilhando no local de pouso / JAXA

“A comunicação com #SLIM foi encerrada após pouco tempo, pois ainda era meio-dia lunar e a temperatura dos equipamentos de comunicação estava muito elevada. Estão sendo feitos preparativos para retomar as operações quando as temperaturas dos instrumentos esfriarem o suficiente”, compartilhou a agência em sua postagem no X.

“As noites de lua eram frias, mas os dias de lua eram extremamente quentes. Quando nos comunicamos com a Terra ontem à noite, a temperatura de alguns dos nossos equipamentos já estava acima de 100 graus Celsius. Nós não esperávamos que as temperaturas fossem tão altas, mas é incrível que a eletrônica espacial ainda funcione!”

As temperaturas perto do equador lunar podem atingir escaldantes 121 graus Celsius durante o dia. Um dia lunar pode durar 29,5306 dias terrestres, segundo a NASA.

Enquanto a espaçonave se comunicava, ela capturou mais imagens usando sua câmera de navegação e a equipe da missão está analisando os dados. Algumas das imagens incluem áreas que não eram visíveis em dados anteriores devolvidos pela sonda.

A equipe compartilhou que está “entusiasmada com as possibilidades de novas observações”, mas não disse quando a sonda retomaria o estudo da superfície lunar.

 

CNN Brasil

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar