Política

Nikolas Ferreira ganha 46 mil seguidores após fala transfóbica; aumento só fica atrás da posse e 8 de janeiro

nikolas-599x400 Nikolas Ferreira ganha 46 mil seguidores após fala transfóbica; aumento só fica atrás da posse e 8 de janeiro

Nikolas Ferreira (PL-MG) (Foto: Reprodução)

Após usar a tribuna da Câmara dos Deputados para fazer um discurso transfóbico, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) teve o terceiro maior pico de seguidores do ano — ganhou 46,3 mil novos internautas em suas redes. A ocasião ficou atrás apenas do do período entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro, quando Ferreira tomou posse na Câmara dos Deputados (109,4 mil seguidores) e após os atos golpistas do dia 8 de janeiro (48,3 mil seguidores). Os dados são de um relatório da Consultoria Bites, feito com exclusividade para o jornal O Globo.

Apesar do alto desempenho na métrica — quase cinco vezes maior que sua média diária de 9,3 mil novos seguidores — o ato do parlamentar impulsionou uma movimentação expressiva de repúdio nas redes. O deputado bolsonarista foi citado em 243 mil publicações, sendo que 49,9 mil (20,5%) defenderam a sua cassação.

Nesta quarta-feira, Dia Internacional da Mulher, o parlamentar usou uma peruca para fazer um pronunciamento preconceituoso. Entre ironias, Nikolas disse que se “sentia mulher” tendo “lugar de fala” para discursar sobre a efeméride.

— Hoje, me sinto mulher. Deputada, Nicole. As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres. Para vocês terem ideia do perigo que é isso, eles estão querendo colocar a imposição de uma realidade que não é a realidade — disse o parlamentar.

No Twitter, parlamentares da direita tentaram defender Ferreira, mas foram ofuscados pela esquerda que saiu prontamente em repúdio. As deputadas transexuais Duda Salabert (PDT-MG) e Érika Hilton (PSOL-SP) lideraram a repercussão.

“A estratégia dos bolsonaristas e transfóbicos é antiga: Usam nossas vidas de escada para se construir. Agradeço o apoio de todos. Hoje mesmo eu, o PSOL, e deputadas de diversos partidos acionaremos o Conselho de Ética contra Nikolas Ferreira e enviaremos notícia crime ao STF”, escreveu Hilton nesta quarta-feira em post que obteve mais de 16 mil curtidas.

Os membros do partido da deputada, o PSOL, foram os mais engajados no tema. No total, publicaram 23 mensagens, que somaram 175,2 mil interações. Na defesa de Nikolas, os políticos do PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, somaram 119,4 mil interações em dez mensagens.

Responsabilização
O repúdio ao discurso de Nikolas Ferreira chegou ao Ministério Público Federal que acionou a Câmara dos Deputados para que a Casa Legislativa inicie uma investigação. Em ofício encaminhado à Câmara, o órgão pede ainda que medidas de responsabilização cível e/ou criminal sejam adotadas.

Além do MPF, outros parlamentares repudiaram a fala de Ferreira e chegaram a pedir a cassação de seu mandato. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também criticou o comportamento do deputado: “o plenário não é palco para exibicionismo e muito menos discursos preconceituosos”.

O Globo

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar