Mundo

Vulcão entra em erupção na Indonésia e cobre vilarejos de cinzas

vulcao_merapi_indonesia_foto_pixabay-599x400 Vulcão entra em erupção na Indonésia e cobre vilarejos de cinzas

Nenhuma vítima foi registrada, segundo agência indonésia de gestão de desastres (BNPB). (Foto: Pixabay/Arquivo)

O vulcão Merapi, na Indonésia, entrou em erupção neste sábado (11), expelindo fumaça e cinzas sobre os vilarejos próximos à cratera, disse a agência de gerenciamento de desastres do país em um comunicado.

O vulcão localizado na região de Yogyakarta entrou em erupção por volta das 12h do horário local (2h da manhã em Brasília) e expeliu nuvens quentes de até 7 quilômetros, informou a agência de notícias Reuters.

Nenhuma vítima foi registrada, segundo agência indonésia de gestão de desastres (BNPB).

Moradores da comunidade próxima foram avisados para interromper qualquer atividade nas zonas de perigo, que variam entre três a sete quilômetros de raio da cratera, disse o comunicado.

O Merapi tem 2.963 metros de altura e é um dos vulcões mais ativos da Indonésia. Ele já estava no segundo maior nível de alerta do país.

Yulianto, um oficial do posto de monitoramento local, disse que nenhum morador foi evacuado.

“Isso só foi observado como um evento único, houve 5-6 avalanches. Se a cobertura continuar a aumentar e a distância for superior a 7 quilômetros, é provável que os moradores sejam recomendados a evacuar”, disse ele.

Localizada no Círculo de Fogo do Pacífico, a Indonésia tem mais vulcões do que qualquer outro país. A última erupção violenta do Merapi foi em 2010, matando mais de 350 pessoas.

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar