Brasil

Haddad indica Gabriel Galípolo para diretoria de Política Monetária do BC

Gabriel-Galipolo Haddad indica Gabriel Galípolo para diretoria de Política Monetária do BCO ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou Gabriel Galípolo para o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central (BC). A declaração foi dada a jornalistas nesta segunda-feira (8).

Galípolo, hoje braço-direito de Haddad, é secretário-executivo da Fazenda — o cargo “número 2” da pasta. Quem assumirá o posto será o advogado Dario Durigan, que foi assessor especial do ministro enquanto prefeito de São Paulo e atualmente atua como Head de Políticas Públicas do WhatsApp.

“Galípolo foi presidente de banco, é conhecido dos economistas, é coautor de todas as políticas públicas que estão sendo endereçadas ao Congresso Nacional”, disse, acrescentando que o indicado tem a confiança e o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A indicação, segundo Haddad, mira “entrosar as equipes do BC e da Fazenda”.

“A primeira vez que ouvi o nome dele para o Banco Central partiu de Roberto Campos Neto, presidente da autarquia. Eu estava no G20, na Índia, e fomos almoçar juntos. Foi a primeira pessoa que mencionou a possibilidade de Galípolo ir para o Banco Central, no sentido de entrosar as equipes do BC e da Fazenda”, declarou ele.

“Nós estamos procurando entrosamento e todo mundo é testemunha do esforço que vem sendo feito de parte a parte. Queremos uma coordenação maior das políticas fiscal e monetária, uma integração maior, no sentido de dar uma perspectiva uniforme para o país. São braços do mesmo organismo que precisam trabalhar pelo mesmo propósito.”

Ex-presidente do Banco Fator, o atual número dois de Haddad é presença recorrente em agendas com o presidente Lula no Palácio do Planalto e também tem contato frequente com Campos Neto.

Entre as negociações feitas ativamente pelo secretário, estão o novo marco legal das parcerias público-privadas, a nova regra fiscal e a medida para fechar o cerco a sites chineses de comércio eletrônico, que acabou descartada pelo governo após pressão contrária política.

O ministro da Fazenda também indicou Ailton dos Santos para a diretoria de Fiscalização da autarquia. Ele é servidor do BC, com atuação como chefe do departamento de Contabilidade, Orçamento e Execução Financeira da Autarquia, e será o único negro da atual diretoria doa autoridade monetária.

Os nomes ainda precisarão passar pela aprovação do Senado Federal.

“Imagino que as indicações de Galípolo e Ailton dos Santos sejam rapidamente encaminhadas à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Espero tramitação tranquila e sem resistências”, disse Haddad.

Com informações da Reuters.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar