Cidades

Infectologista alerta para novas pandemias e diz que Paraíba avançou na prevenção e diagnóstico para amortecer impacto de contaminações

030520_n13-covid-19-vs-flu-599x400 Infectologista alerta para novas pandemias e diz que Paraíba avançou na prevenção e diagnóstico para amortecer impacto de contaminações

Para ele, o mundo está mais preparado e a Paraíba avançou tanto no diagnóstico, como na prevenção de doenças contagiosas. (Foto: reprodução)

Após a tragédia mundial que acabou com a vida de mais de 15 milhões e, no Brasil, vitimou mais de 700 mil pessoas, o trauma segue na memória e desperta o medo de uma nova pandemia. As especulações em torno dessa possibilidade são inúmeras, no entanto, para o médico infectologista Fernando Chagas, em entrevista ao ClickPB, nesta sexta-feira (26), o cenário pós pandemia também trouxe um ‘aprendizado’ que, em casos de novos surtos, traria “um combate mais eficaz” refletiu.

Segundo o diretor do Hospital Clementino Fraga, a trágica experiência da pandemia trouxe avanços na saúde, como a melhora na capacidade de identificar surtos com mais rapidez, assim como dos serviços de vigilância municipal, estadual, para quando começar a perceber algum quadro diferente, já emitir alertas, como foi feito, recentemente nos casos de gripe em crianças na Paraíba”, avaliou.

Para ele, o mundo está mais preparado e a Paraíba avançou tanto no diagnóstico, como na prevenção de doenças contagiosas. “Tivemos muitos avanços que nos preparam para possíveis ocorrências semelhantes de pandemias mortais. Estamos muito mais preparados do que estávamos em 2020. Melhoramos a capacidade de diagnósticos, e consequentemente, os casos serão mais identificados com facilidade”, refletiu.

O médico também destacou a criação mais célere de imunizantes que trazem esperança e evitam mortes. “A vacina potencializa uma maior imunidade e as pessoas vão ficando mais fortes. Além disso, os investimentos na ciência e tecnologia proporcionam ferramentas de alta complexidade que auxiliam no tratamento, bem como na pesquisa de novos vírus”, destacou.

ClickPB

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar