Brasil

Bebê de dois meses tem leite injetado na veia em maternidade e morre após erro médico

bebe_foto_pixabay-599x400 Bebê de dois meses tem leite injetado na veia em maternidade e morre após erro médico

Bebê morreu um dia após ter o leite injetado em sua veia, por confusão médica. (Foto: Pixabay/Ilustrativa)

Uma família denuncia que Samuel Ricardo Souza Bastos, um bebê de 2 meses, recebeu leite no acesso central, ao invés de medicação, enquanto estava internado na Maternidade Professor José Maria Magalhães Netto, em Salvador. Após o erro médico, na segunda-feira, 19, o menino morreu. As informações são do jornal Bahia Meio Dia, da Rede Globo.

Segundo relatos da mãe do bebê, Naiane Rocha, o menino estava internado há um mês na unidade por ter nascido com cardiopatia. Há 15 dias ele fez uma cirurgia em outro hospital e retornou à maternidade de Salvador. Durante todo esse período, a mãe diz que o menino estava sendo bem cuidado pelos profissionais.

Até que, no domingo, 18, Naiane recebeu uma ligação de uma conhecida que estava no hospital, avisando que Samuel estava passando mal. “Cheguei no hospital e a médica mentiu para mim, disse que tinha acontecido pelo problema de saúde dele. Eu sabia que não era, porque sabia da melhora, sabia que não era o coração dele e eu fiquei desesperada”, relatou ao jornal.

Ainda no domingo, outra médica da maternidade disse à Naiane que uma técnica de enfermagem se confundiu e aplicou leite no acesso central da criança ao invés de inserir a alimentação por meio da sonda. No dia seguinte, segunda, 19, a família foi informada da morte de Samuel.

“Meu bebê era muito amado. Eu não posso julgar elas [profissionais da maternidade], porque foram técnicas maravilhosas. Essa que fez isso com ele não era acostumada a ficar com ele, mas tinham outras que ficavam e eu tenho um amor muito grande”, desabafa a mãe.

Ao telejornal, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) afirmou que foi instaurada uma sindicância para apurar as circunstâncias técnicas que causaram a morte de Samuel. A profissional envolvida no caso foi afastada.

A reportagem do Terra tentou contato com a pasta, para mais detalhes sobre o caso, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.

Terra

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar