Diversas

Jovem autista resolve cubo mágico em 3 segundos e entra para o livro dos recordes

cubo_magico_recorde___-599x400 Jovem autista resolve cubo mágico em 3 segundos e entra para o livro dos recordes

Recorde foi registrado no Guinness World Redords (Foto: Reprodução/Guinness World Redords)

Um americano resolveu um cubo mágico em três segundos e tornou-se o mais novo membro do Hall da Fama do Guinness World Records, o livro dos recordes. Max Park, de 21 anos, realizou o feito durante o evento Pride in Long Beach 2023, na Califórnia, neste domingo. O recordista é diagnosticado com autismo e serve de inspiração para pessoas que possuem esta condição. Ele também foi protagonista de um documentário lançado em 2020 pela Netflix.

Park resolveu um cubo de quebra-cabeça giratório 3x3x3 em exatos 3,13 segundos. O jovem levou 0,34 segundos a menos em relação ao recorde anterior estabelecido em 2018 pelo chinês Yusheng Du. O Guinness World Records agora especula se Park será o primeiro a conseguir resolver um cubo mágico com menos de três segundos.

Com a conquista, Park passa a ser o detentor de cinco recordes mundiais de resolução de cubos. Além do 3x3x3, ele é recordista dos cubos 4x4x4, 5x5x5, 6x6x6 e 7x7x7.

O talento de Park é reconhecido por outros praticantes. E não é para menos. Em 2022, quando ele quebrou o recorde de cubo mágico 7x7x7 com o tempo de 1 minuto e 40 segundos, o veterano da modalidade, Erik Akkersdijk, descreveu o feito como a coisa mais impressionante que ele já tinha visto.

“O recorde provavelmente permanecerá por algum tempo”, afirmou Akkersdijk, ao site do Guinness World Records, na ocasião. Mas, no mesmo ano, Park voltou a quebrar o recorde, resolvendo o cubo mágico 7x7x7 em 1 minuto e 35 segundos.

Terapia

Os pais de Park, Schwan e Miki, consideram que a prática de cubo mágico funciona como “uma boa terapia” para o filho.

“Houve um tempo em que Park não conseguia nem abrir garrafas de água, mas ele mostrou interesse em resolver os cubos mágicos”, disseram.

Park também foi protagonista de um documentário lançado em 2020 pela Netflix, chamado “Magos do Cubo”. O filme mostra como a modalidade ajuda nos estímulos de suas habilidades sociais e, também, suas conquistas como craque das competições que participa.

O Globo
Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar