Mundo

Morre terrorista chamado ‘Unabomber’, conhecido por enviar bombas pelo correio

unabomber___foto_getty_images-599x400 Morre terrorista chamado ‘Unabomber’, conhecido por enviar bombas pelo correio

Ted Kaczynski, o Unabomber (Foto: Reprodução)

Ted Kaczynski, conhecido como “Unabomber” e condenado por matar três pessoas e ferir mais de 20 morreu, aos 81 anos, em uma prisão federal da Carolina do Norte.

O homem chamou a atenção do FBI em 1978 com a explosão de sua primeira bomba caseira em uma universidade de Chicago.

Segundo as autoridades, nos 17 anos seguintes, Kaczynski enviou pelo correio ou entregou em mãos uma série de bombas cada vez mais sofisticadas que mataram três americanos e feriram quase duas dúzias de outros.

Em 3 de abril de 1996, os investigadores prenderam Kaczynski e vasculharam sua cabana, localizada em Lincoln, Montana.

De acordo com o FBI, no local foi encontrada uma grande quantidade de componentes de bombas, além de 40 mil páginas de diário manuscritas que incluíam experimentos de fabricação de explosivos e descrições de crimes do Unabomber; e uma bomba ativa, pronta para envio.

Na universidade

Em 2012, um relatório compilado para a 50ª turma de 1962, durante uma reunião na Universidade de Harvard, continha algo incomum.

Kaczynski, ex-aluno de Harvard, listou suas oito sentenças de prisão perpétua como um “prêmio” no relatório da turma de 1962.

Na ocasião, a Harvard Alumni Association disse em um comunicado que “se arrepende de publicar as referências de Kaczynski a suas convicções e pede desculpas por qualquer angústia que isso possa ter causado a outras pessoas”.

O Boston Globe publicou uma foto aparente da entrada, que lista a ocupação de Kaczynski como “prisioneiro” e seu endereço como “No 04475-046, US Penitentiary-Max, PO Box 8500, Florence, CO 8126-8500”.

Na seção onde os ex-alunos listam seus prêmios, a entrada de Kaczynski diz: “oito sentenças de prisão perpétua, emitidas pelo Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Leste da Califórnia, 1998”.

A entrada de Kaczynski foi publicada em um relatório de reunião de classe, que foi distribuído antes da reunião de 1962.

Todos os membros da classe que enviam suas próprias inscrições são incluídos no relatório de cada ano, de acordo com a associação de ex-alunos.

Kaczynski foi preso em 1996 e se declarou culpado em 1998 por enviar bombas pelo correio de 1978 a 1995.

CNN Brasil

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar