Paraíba

Paraíba tem aumento de até 2.900% em casos de doenças respiratórias, em um ano, diz Secretaria de Saúde

260520ministerio_da_saude_inaugura_ala_indigena_em_hospital_de_manaus_3199-599x400 Paraíba tem aumento de até 2.900% em casos de doenças respiratórias, em um ano, diz Secretaria de Saúde

Casos se agravam principalmente em quem não foi vacinado (Foto: Reprodução)

Um boletim divulgado nesta segunda-feira (19) pela Secretaria de Saúde da Paraíba mostra que o estado registrou um aumento de 2.900%, em um ano, nos casos de influenza B, uma principais das síndromes respiratórias que estão acometendo os paraibanos.

Conforme o boletim visto pelo ClickPB, com relação a influenza B, em 2022 foram registrados três casos em 2022 e 91 neste ano, até o dia 17 deste mês.

Entre todas as doenças respiratórias, o boletim traz que a Paraíba totaliza 1.902 registros de casos graves, distribuídos em 174 dos 223 municípios paraibanos.

Já a síndrome com maior incidência é o vírus Sincicial, com 448 casos confirmados. Ele atinge mais crianças de até nove anos, com 427 casos dos 448 totais.

“Destacamos a importância de a população realizar a etiqueta respiratória e manter o cartão vacinal atualizado com a vacina contra Influenza, que previne contra tipo A e B, e da vacina contra Covid-19. A imunização é o meio mais seguro de proteger contra as formas graves das doenças respiratórias”, afirmou o secretário de Saúde do Estado, Jhony Bezerra.

Neste ano, o boletim traz também que 45 pessoas morreram acometidas por síndromes respiratórias que não sejam a covid-19. Deste total, 24 tinham entre três dias e nove anos de idade; sete estavam na faixa etária entre 33 e 58 anos e 14 eram idosos acima de 60 anos.

Os municípios com maior número de óbitos foram: Monteiro, nove; João Pessoa, oito; Sousa, quatro; Campina Grande, três; e Sapé, dois. Alagoa Grande, Cabedelo, Conde, Cuité de Mamanguape, Esperança, Jacaraú, Lagoa Seca, Livramento, Mamanguape, Marcação, Queimadas, Quixaba, Santa Luzia, Santa Rita, São João do Tigre, São José da Lagoa Tapada, Solânea, Sumé e Tacima registraram um óbito cada.

ClickPB

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar